1872-2022: 150.º aniversário da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Editorial do Boletim Salesiano n.º 591 de março/abril de 2022

Este ano a Família Salesiana celebra um especial jubileu: o 150.º aniversário da fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (1872-2022). É para todos nós, e especialmente para as Salesianas, um motivo de grande alegria e de ação de graças, a ocasião de recordar as origens e de enfrentar com confiança o futuro.

Sim, recordar. “Não esqueçais a graça das origens” – recomendava o Papa Francisco às FMA reunidas em Capítulo Geral: “Não esqueçais a humildade e a pequenez dos inícios que tornaram transparente a ação de Deus na vida e mensagem de quantas, cheias de maravilha, iniciaram este caminho”. Uma garantia da preservação da identidade, do que mais genuíno e puro se recebeu, da vitalidade original.

Sim, confiar. Dizia Madre Mazzarello: «Coragem! Vamos para a frente com um coração grande e generoso. Agora, é mesmo hora de reavivar o fogo» (Carta 27,8). O fogo da vocação salesiana e do “empenho de sermos sinal de antecipação do amor no mundo e na Igreja, auxiliadoras da vida, defensoras da alegria e da esperança” (Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola).

Dom Bosco sentira a urgência de fundar uma congregação religiosa para a educação das meninas, em resposta às necessidades de abandono e pobreza de tantas jovens. Esse apelo foi-se confirmando a partir do contacto com vários Institutos femininos; com a confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nessa escolha; através dos repetidos sonhos e factos extraordinários que ele próprio narrou; e escutando Nossa Senhora: «Cuida delas: são minhas filhas».

Enquanto amadurecia este projeto, em Mornese (Itália), Maria Domingas Mazzarello e outras jovens, da Associação das Filhas da Imaculada, dedicavam-se às meninas mais pobres da sua aldeia. Também ela sentia que o coração “lhe ardia” na prática da caridade e, na intensidade da sua vivência espiritual, conseguia também ouvir a voz da Mãe do Céu: «A ti as confio»! Dois sonhos convergiram assim num ideal idêntico. E, a 5 de agosto de 1872, aquelas 11 jovens fizeram a sua Primeira Profissão a ser, na Igreja e na sociedade, educadoras dos jovens, sinais atraentes do Amor que gera e regenera: Salesianas!

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados