Irmã Chiara Cazzuola eleita Madre Geral do Instituto da FMA

Chiara Cazzuola foi eleita a nova Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. A Madre Chiara Cazzuola é a 11.ª Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Eleição decorreu no dia 5 de outubro em Roma no XXIV Capítulo Geral que prossegue até ao dia 24 de outubro.

A eleição teve lugar em Roma na manhã do dia 5 de outubro de 2021. O Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, foi o primeiro a dar os parabéns à Madre. Um caloroso aplauso saudou a proclamação oficial.

Irmã Chiara Cazzuola nasceu a 6 de maio de 1955 em Campiglia Marittima (Livorno), na Toscana, terra de Dante Alighieri, região de artistas, santos e poetas.

Cresceu numa família unida e trabalhadora. Na sua terra natal as FMA têm um oratório vivo, por isso, desde jovem que a Irmã Chiara respira o carisma salesiano. Tendo amadurecido a vocação religiosa salesiana, entrou no Instituto aos 18 anos e viveu o Postulado e o Noviciado em Castelgandolfo (Roma).

No dia 5 de agosto de 1975 é FMA, pedra viva de um monumento de gratidão a Maria Auxiliadora, educadora consagrada para doar a vida a Jesus e aos jovens.

Depois do ano intensivo do Juniorado em Turim e da graduação em Literatura em Roma Libera Università Maria SS. Assunta, Irmã Chiara vive com alegria a missão salesiana no Colégio Montecatini, onde leciona no Liceu experimental. É Reitora e Coordenadora Provincial da Pastoral Juvenil.

Em 2008, a Irmã Chiara é eleita Conselheira Visitadora. Visita algumas Províncias da América e da Europa, adquirindo uma experiência rica de salesianidade e interculturalidade. Dá o seu amor sem limites por cada pessoa e realidade humana, sempre com um sorriso otimista.

Leia também  Espetáculo de Natal no dia 5 de janeiro nos Salesianos do Porto

No CG XXIII de 2014 foi nomeada Vigária Geral. Por duas vezes foi Moderadora do Capítulo Geral (2014 e 2021). A 5 de outubro de 2021, no XXIV Capítulo Geral, Chiara Cazzuola é eleita Madre Geral, Décima Sucessora de Maria Domingas Mazzarello.

Com a Madre Yvonne Reungoat, que dirigia o Instituto desde 2008, o Reitor-Mor, Pe. Ángel, e o Pe. Pascoal Chávez Villanueva, Reitor-Mor emérito dos Salesianos de Dom Bosco, que acompanhou os trabalhos na Assembleia
A Provincial, Irmã Rosa Cândida, e a Ir. Maria das Dores Rodrigues felicitam a nova Madre Geral do Instituto, Ir. Chiara Cazzuola

Artigos Relacionados