Vanuatu, país arquipélago no Pacífico Sul – situado a sul das Ilhas Salomão, entre a Nova Caledónia e as Ilhas Fiji –, recebeu os primeiros missionários salesianos. Na tarde de 13 de dezembro, os missionários pioneiros Pe. Alfred Maravilla, Pe. Moise Paluku, e o coadjutor Paulus Bataona, foram recebidos em Port Vila pelo Bispo D. John Bosco Baremes.
A intenção de estabelecer em Vanuatu uma presença salesiana deu os primeiros passos em 2015, com a visita de D. John Bosco Baremes à Papua Nova Guiné. Após sucessivos contactos, a chegada aconteceu agora, no final de 2025. O acolhimento pela comunidade local foi feito no dia a seguir à chegada, na Eucaristia. Antes da missa, os Salesianos ficaram emocionados ao verem a imagem de Maria Auxiliadora na catedral. “Coincidência ou não, Maria Auxiliadora precedeu aqui os seus Filhos”, afirmam.
A presença de Maria Auxiliadora
No terremoto que destruiu a capital, Port Vila, em dezembro de 2024, a imagem de Maria Auxiliadora também ficou destruída. Um ministro católico do Governo ofereceu-se para substituí-la por outra “imagem de Maria”, que encomendou no Vietname. A nova imagem foi solenemente colocada na catedral em setembro de 2025.
O diretor da nova presença, Pe. Alfred Maravilla, antigo Conselheiro Geral para as Missões, recordou também que, durante a sua visita a Vanuatu em maio de 2019, como Provincial da Visitadoria Beato Filipe Rinaldi da Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão, ofereceu ao bispo uma pequena imagem de Maria Auxiliadora, dizendo “por enquanto, entrego a nossa Mãe: mais tarde virão os seus filhos!” “Tudo é obra dela. Esta nova presença missionária que estamos a iniciar é obra de Maria”, afirmou o diretor.
Os três salesianos vão permanecer na Catedral do Sagrado Coração de Port Vila na primeira fase. Em seguida, serão encaminhados para a residência provisória, localizada numa propriedade de 20 hectares doada pela Diocese. Este tempo será utilizado para conhecer a situação pastoral local, especialmente a realidade dos jovens, com o objetivo de elaborar um plano global de desenvolvimento. Enquanto isso, iniciarão um oratório.
Localizado na Oceânia, na região da Melanésia, o território de Vanuatu é formado por 83 ilhas. O país não tem fronteiras terrestres, e as nações mais próximas são as Ilhas Salomão, a norte, e Fiji, a leste.
A presença em Vanuatu integra a Visitadoria da Papua Nova Guiné e das Ilhas Salomão, com sede em Port Moresby. A nova presença foi confiada ao patrocínio do Beato Zeferino Namuncurá.










