“Vamos ter a primeira peregrinação sem máscaras” lembra reitor do Santuário de Fátima

O reitor do Santuário de Fátima realça que a Peregrinação Internacional Aniversária de maio (12 e 13) é a primeira “sem máscaras” após a pandemia.

O arcebispo D. Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, vai presidir, nos dias 12 e 13 de maio, à Peregrinação Internacional Aniversária de maio e o padre Carlos Cabecinhas tem a “expetativa de uma grande peregrinação”, mas não acredita “que se atinja os números anteriores à pandemia”, referiu. “Vamos ter a primeira peregrinação sem máscaras”, lembrou.

“A retoma vai ser progressiva” porque “há muitos medos a vencer” e “muitos peregrinos” procuram ir àquele santuário mariano “antes ou depois da peregrinação”, realçou o responsável. “Há a preocupação dos peregrinos de Fátima não virem todos no mesmo dia”, disse.

A Peregrinação Internacional Aniversária de maio, marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé. Nos últimos dois anos devido à pandemia “não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias”, mas este ano, mantendo “alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o Santuário e o seu grupo de voluntários já acolherá estes dois grupos de peregrinos”, lê-se no site do santuário de Fátima.

O presidente da celebração, D. Edgar Peña Parra, tem 62 anos e é diplomata da Santa Sé desde 1993, refere o Santuário. De origem venezuelana, D. Edgar Peña Parra é o atual substituto da Secretaria de Estado do Vaticano e serviu como Núncio Apostólico no Paquistão entre 2011 e 2014 e, depois, em Moçambique de 2014 a 2018.

Fonte: LFS/Agência Ecclesia

Artigos Relacionados