V Congresso Mundial dos Salesianos Cooperadores de 25 a 28 de outubro

De 25 a 28 outubro próximo, a Associação dos Salesianos Cooperadores realiza na “Fraterna Domus” de Roma – Sacrofano, o V Congresso Mundial, que terá a participação de cerca de 330 representantes de 80 países de todos os continentes.

O tema do Congresso é a necessidade, para os Salesianos Cooperadores, de “Ser corresponsável para responder aos novos desafios do mundo”.

As várias realidades sociais, culturais, políticas e económicas do mundo serão examinadas pelos participantes através de diferentes relações e de uma metodologia particular de trabalho em grupo. Desta forma, pretende-se identificar os desafios fundamentais da atual sociedade globalizada e apontar, a toda a Associação, algumas linhas de ação apropriadas que orientarão o compromisso dos membros nos próximos anos.

Os Salesianos Cooperadores são leigos que partilham a vocação de São João Bosco para trabalhar na Igreja e na sociedade no sentido da promoção humana e cristã dos jovens, especialmente os mais pobres. A sua missão na Igreja exprime toda a sua atualidade nos dias em que se celebra o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que também conta com a presença de alguns jovens.

Ainda no Sínodo, o Reitor-Mor dos Salesianos é o porta-voz de todas as pessoas consagradas e leigas que estão ao serviço dos jovens em múltiplas atividades: compromisso nas escolas, oratórios, paróquias, nas várias instituições sociais, em abrigos para menores em situação de dificuldade, abrigos para mães abandonadas ou vítimas de violência com os seus filhos…

Este é um serviço que envolve cerca de 30.000 Salesianos Cooperadores em todo o mundo, que testemunham, com as suas vidas quotidianas, o Evangelho da alegria através da atenção educativa, vivida de acordo com o Sistema Preventivo Dom Bosco para as novas gerações.

Leia também  CG28: Leigos e jovens participam na reunião

  InfoANS/SNFS

Artigos Relacionados