Ucrânia: Reitor-Mor dos Salesianos apela à paz e agradece solidariedade

O Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem a toda a Família Salesiana sobre a situação na Ucrânia. No texto divulgado pela Agência de Notícias Salesiana, o Reitor-Mor apela à paz na Europa e agradece a solidariedade que os salesianos de várias partes do mundo têm ajudado a canalizar para o apoio imediato à população ucraniana.

“Também nós, Família Salesiana de Dom Bosco, e eu pessoalmente, em nome de todos, sentimos o dever de gritar ‘não à guerra’, de implorar e de rezar para que este conflito termine e a paz regresse depressa”, afirma o Superior Geral dos Salesianos, condenando a violência e as mortes. “A perda de vidas humanas não pode nunca ter justificação, porque são a mais sagrada criação de Deus. Choramos estas mortes. Choramos por aqueles que choram a morte dos seus familiares. Sofremos com estas vidas interrompidas e pelos muitos feridos”. Ao mesmo, lembra que “existem milhões de russos que não querem a guerra; e que só os seus governantes desejam fazê-la”.

Por outro lado, o Reitor-Mor sublinha a crescente onda de solidariedade que tem surgindo e que os salesianos têm ajudado a canalizar nomeadamente através do gabinete de emergência da Congregação e da coordenação das Procuradorias Missionárias Salesianas. Para além destas iniciativas de recolha de bens e de ajuda monetária, os salesianos estão a preparar o apoio para a fase posterior à emergência.

No texto, o Pe. Ángel informa ainda que está em contacto com os Provinciais da Ucrânia, Pe. Mykhaylo Chaban, e da Polónia do Sul, Pe. Marcin Kaznowski.

O Reitor-Mor termina a sua carta pedindo a todos que rezem fervorosamente a Deus por intercessão de Maria Auxiliadora, “Nossa Senhora dos tempos difíceis”, como a chamava Dom Bosco. “Rezemos fervorosamente pelo fim da guerra”, conclui.

Leia também  Pe. Álvaro Lago nomeado para Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal

Os Salesianos estão no país desde 1990 e têm atualmente obras em Kyiv, Lviv e Dnipro, pertencentes à Visitadoria Maria Auxiliadora da Ucrânia, de rito grego-católico; e as presenças de rito latino em Bibkra, Peremyshliany, Zhytomyr, Korostyshiv e Odessa, que pertencem à Província da Polónia do Sul, com sede em Cracóvia. As Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) também têm três obras na Ucrânia, em Lviv, Odessa e Kyiv.

Em Portugal a campanha de angariação de fundos da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano prossegue. Para contribuir, pode enviar o seu donativo através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano através de transferência bancária, MB Way, cheque ou vale postal.

Artigos Relacionados