SolSal Porto: Parceria promove artes circenses para jovens “NEET” e jovens institucionalizados

A intervenção do Serviço Social dos Salesianos do Porto centra-se, desde a sua fundação em 2019, na criação de oportunidades de formação e emprego para jovens “NEET” (“Not in Education, Employment or Training”), isto é, jovens não integrados na escola, mercado de trabalho ou formação. Um dos projetos em curso é o “Circo Elétrico”, uma resposta inspirada em São João Bosco, que utilizava algumas técnicas circenses para motivar os jovens a sonhar e projetar o seu futuro.

Desde maio de 2022, o Solsal Porto possui uma resposta diferenciada de capacitação para estes jovens. O “Circo Elétrico” resulta de uma parceria com o Centro Social de Soutelo de Rio Tinto, a Companhia Erva Daninha e a Fundação Salesianos, com financiamento do programa Cidadãos Ativos dos EEA Grants para empoderamento de grupos vulneráveis, e apoio do consórcio composto pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, que gere o programa em Portugal. O projeto teve início em maio de 2022 e decorre até julho de 2023 nos concelhos do Porto e de Gondomar, e abrange cerca de 30 jovens entre os 18 e os 30 anos.

O “Circo Elétrico” tem por base metodológica as artes circenses enquanto processo motivacional e empoderador de jovens NEET. Nesta lógica, o principal objetivo é capacitar estes jovens para a empregabilidade através da dinamização de oficinas semanais de competências pessoais e sociais, empregabilidade e artes circenses, com foco no desenvolvimento pessoal. Para além da dinamização de oficinas, e partindo de uma visão sistémica, o projeto integra igualmente o acompanhamento psicossocial individualizado e oficinas pontuais de capacitação para famílias e empresas.

Mais recentemente, o SolSal Porto e os parceiros do Centro Social de Soutelo e da Companhia Erva Daninha uniram-se para aplicar as bases deste projeto numa outra realidade. Em outubro de 2022 nasceu o “Q-CIRCO”, para construir uma resposta para a inserção profissional de jovens em situação de institucionalização do Centro Educativo Santo António do Porto e do Centro de Reabilitação da Areosa.

Leia também  Novo ministro do Ambiente e Ação Climática é antigo aluno salesiano

O projeto arrancou em outubro de 2022 e vai decorrer até 2025, e está a ser implementado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “La Caixa”, através da iniciativa Partis & Arts For Change.

No dia 18 de janeiro, o “Q-CIRCO” foi um dos projetos visitados pelo Ministro da Cultura dentro do roteiro “Cultura que somos”, dedicado a iniciativas de inclusão pelas artes.

O grupo de jovens do Centro Educativo Santo António recebeu Pedro Adão e Silva, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que tutela a instituição, e a Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, que puderam conhecer a ação do “Q-CIRCO” e perceber o impacto desta intervenção nestes jovens que se encontram a cumprir medidas tutelares de internamento.

Artigos Relacionados