SolSal Lisboa promove programas direcionados a crianças e jovens e à promoção da família

O Serviço SolSal Lisboa promove uma nova edição dos Programas de Promoção de Competências para Crianças e Jovens e dos Encontros para a Promoção da Família.

O Serviço de Atenção à Família do SolSal dos Salesianos de Lisboa deu início na quarta-feira, dia 8 de novembro, à nova edição dos Programas de Promoção de Competências para Crianças e Jovens e dos Encontros para a Promoção da Família para Mães e Pais.

Com o tema genérico “Dar Cor ao Coração” teve início a nova série de encontros direcionados a crianças e jovens e à promoção da família.

No total serão cinco sessões ao longo de cinco semanas. Nas primeiras sessões, a iniciativa contou com a participação empenhada de 20 crianças e jovens.

Os Encontros para a Promoção da família, para pais e/ou encarregados de educação, são compostos por dois Módulos: Desenvolvimento Pessoal, que decorre em encontros grupais com periodicidade semanal. Nestes encontros são trabalhados temas que visam favorecer o desenvolvimento pessoal e contribuir para o desenvolvimento de capacidades de relacionamento interpessoal mais adequadas, como a esperança, a gratidão e o perdão entre outros; e Competências Parentais, que decorrem em encontros grupais com periodicidade semanal. Nestes encontros, são trabalhados temas relacionados com práticas parentais positivas na infância e juventude, que visam a capacitação dos pais e/ou encarregados de educação em aspetos ligados à parentalidade, como a comunidade familiar, a gestão de crises na família, os estilos educativos, as necessidades físicas, psicológicas e afetivas dos filhos, entre outros. 

Os programas de promoção de competências são encontros grupais de crianças e jovens, com periodicidade semanal, que favorecem o desenvolvimento sócio emocional e que estimulam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, nomeadamente a capacidade para resolver problemas de forma adaptativa e para tomar decisões responsáveis, a assertividade, a gestão emocional e a comunicação.

Leia também  Apresentação do tema do próximo ano pastoral 2014/2015

O SolSal Lisboa faz parte dos serviços sociais da Fundação Salesianos.

SolSal Lisboa promove Programa de Promoção de Competências para Crianças e Jovens

Artigos Relacionados