Segunda edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco sob o tema da paz e da solidariedade

Depois do sucesso da iniciativa em 2021, o Dicastério da Comunicação Social está a promover a segunda edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco. O festival vai realizar-se nos dias 13 e 14 de outubro com o tema “O amor constrói a paz e a solidariedade”. As inscrições decorrem até 31 de julho.

Com o tema “O amor constrói a paz e a solidariedade”, e apoio da Fundação Don Bosco nel Mondo, a segunda edição do Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco vai ter lugar nos dias 13 e 14 de outubro de 2023.

Os filmes a concurso deverão ser curtas-metragens até 5 minutos, criados após 1 de janeiro de 2022 e não devem ter tido exibição anterior ou transmissão online. Os jovens participantes serão classificados em duas categorias etárias: juniores, dos 14 aos 19 anos, e seniores, dos 20 aos 25 anos.

Como na primeira edição, serão distribuídos prémios monetários aos vencedores, num valor total de 100 mil euros.

A primeira edição do DBGYFF, que decorreu em 2021 sob o tema “Movidos pela esperança”, alcançou um enorme sucesso com 1.686 trabalhos submetidos de 116 países. O festival foi organizado em 260 localidades de 50 países e representou uma voz global que fez ressoar no mundo inteiro o nome de Dom Bosco, a Juventude, a Esperança.

“Depois da avaliação e do discernimento feitos no final da primeira edição, optámos por tornar esta iniciativa um evento anual”, anunciou o Pe. Gildásio Mendes, Conselheiro Geral para a Comunicação Social.

A participação no festival deste ano destina-se a jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, para que sejam portadores de uma mensagem de paz e esperança, e sejam protagonistas da mudança de que o mundo precisa. “A primeira edição visou definir-nos perante todos e foi aberta ao mundo inteiro. Esta segunda edição já pretende ser um caminho ad intra, repensada especificamente para o mundo salesiano, para aproximar os jovens de nossas casas e instituições”, explica o diretor do Festival, Pe. Harris Pakkam.

Leia também  Memórias do Oratório, uma obra fundamental de S. João Bosco

Mais informações sobre as inscrições e especificações técnicas no site do festival em https://www.dbgyff.com e através do e-mail dbgyff@sdb.org.

Artigos Relacionados