Saudar a todos, convidar a seguir Dom Bosco

Mensagem do Pe. Artur Pereira, provincial dos Salesianos em Portugal por ocasião da Festa de Dom Bosco 2017

Depois das celebrações da manhã por onde passaram mais de dois mil e trezentos alunos e respetivos educadores, voltaram a ecoar na minha mente as palavras de João Cagliero que, em Valdocco, quando Dom Bosco lhe propôs continuar com ele para fundar uma congregação, Cagliero, “depois de pensar seriamente”, explodiu com uma frase: “Frade ou não frade, continuo com Dom Bosco”. Os Salesianos na verdade, são religiosos Irmãos, Diáconos e Sacerdotes com a mesma vocação e a mesma missão salesiana: ser para os jovens sinais e portadores do amor de Deus.

O Salesiano Irmão é mais uma das genialidades de Dom Bosco. Ele tinha a arte de “fazer-se ajudar”. Entre os seus muitos rapazes escolheu os mais hábeis para confiar-lhes tarefas de responsabilidade naquele seu universo juvenil. Mas Dom Bosco tinha necessidade de pessoas mais comprometidas. Tendo em conta isso, começou a cultivar um grupo de colaboradores jovens e propôs-lhes fundar com eles uma congregação religiosa: os Salesianos.

Na época, o hábito religioso era uma necessidade para todos os religiosos. Dom Bosco ousou integrar na sua nascente Congregação também “religiosos em manga de camisa”, sem hábito, sem sinais exteriores. O salesiano Irmão nasceu assim: é um leigo consagrado com votos religiosos, dedicado à formação dos jovens mais pobres, presente em todos aqueles tipos de serviços educativos, pastorais, sociais e administrativos que o projeto educativo salesiano requer. 

Ser feliz e fazer felizes os jovens caminhando com eles, como Dom Bosco fez, é uma excelente forma de ser salesiano, antecipar o futuro. Quem sonha, segue Dom Bosco e arrisca-se a ver realizados os sonhos!

Leia também  Lisboa: Inaugurados painéis na Fonte Santa na Procissão de N.ª Sr.ª dos Prazeres

Pe. Artur Pereira
Provincial

Artigos Relacionados