Salesianos do Estoril: Alunos do 2.º ciclo participam na primeira peregrinação a Fátima

No final do 2.º período, os Salesianos do Estoril organizaram a primeira Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Rosário de Fátima para os alunos do 2.º Ciclo. Cerca de 300 alunos visitaram os principais locais ligados à devoção de Fátima.

Cerca de 300 alunos do 5.º e 6.º ano dos Salesianos do Estoril, acompanhados pelos Diretores de Turma e assistentes educativos, visitaram os lugares onde apareceu o Anjo da Guarda de Portugal e Nossa Senhora aos pastorinhos. Esta foi a primeira Peregrinação ao Santuário de Fátima em que estes alunos participaram.

O encontro iniciou no lugar dos Valinhos com a apresentação de uma encenação das aparições e do Milagre do Sol, episódio ocorrido a 13 de outubro de 1917, oficialmente aceite pela Igreja Católica como milagre em 1930. Os alunos da turma E do 5.º ano representaram os dois eventos.

De seguida, os alunos percorreram o caminho da Via-Sacra, passando pelas várias estações e locais de aparição. Em turma, os alunos tiveram oportunidade de escutar a história de Fátima e de escrever numa flor os pedidos e as orações de todos dirigidos a Nossa Senhora.

Já no Santuário, celebraram Eucaristia na Capela da Morte de Cristo, presidida pelo coordenador da Pastoral, Pe. Diogo Almeida. Perto do altar, e aos pés de Nossa Senhora, entregaram o painel com o ramo de flores de todas as turmas. A peregrinação terminou com uma oração na Capelinha das Aparições.

A alegria e o entusiasmo, bem como o bom comportamento manifestado pelos alunos durante a peregrinação, revelaram a importância e o sucesso desta iniciativa.

Artigos Relacionados