Salesianos de Espanha assinalam Dia Internacional do Voluntariado

InfoANS

“Pessoas normais com habilidades extraordinárias” é a mensagem dos Salesianos de Espanha para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado.

Para comemorar o Dia Internacional do Voluntariado, assinalado no dia 5 de dezembro, o Programa “RECONOCE”, promovido pela Confederação dos Centros Juvenis Dom Bosco de Espanha, em colaboração com a Federação “Didania” e os Escoteiros “ASDE” de Espanha, propôs inundar as redes sociais com fotografias que testemunham a importância do voluntariado. A cada voluntário foi pedido que partilhasse uma fotografia com o hashtag #PersonasCorrientesConHabilidadesExtraordinárias (pessoas normais com habilidades extraordinárias) e assim desse “rosto” a este dia de festa.

Para a Família Salesiana, o voluntariado é um importante motor das atividades que realiza em todo o mundo: nos oratórios-centros juvenis, nas plataformas sociais, nas paróquias, em programas de voluntariado missionário, assim como em movimentos juvenis e eclesiais.

O Programa RECONOCE agrega cerca de 15.000 voluntários nas três organizações de juventude. A Confederação dos Centros Juvenis Dom Bosco de Espanha é formada atualmente por nove federações que operam em 14 comunidades autónomas e que, por sua vez, incluem 126 centros juvenis. Conta com 3.521 voluntários e 127 pessoas contratadas a tempo inteiro, todos eles servindo cerca de 66.000 pessoas em diversos programas e iniciativas.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas proclamou o dia internacional para que se reconheça o trabalho e a dedicação dos voluntários, bem como de todas as organizações que os apoiam, no desenvolvimento das sociedades. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 578 de Janeiro/Fevereiro de 2020

 

 

Artigos Relacionados