Rumo a Fátima para as comemorações das Aparições de Nossa Senhora

Grupo com cerca de 100 jovens dos Salesianos e da Paróquia do Estoril participou na peregrinação de outubro.

A 11 de outubro, partimos rumo a Fátima para as comemorações das Aparições de Nossa Senhora. Era um grupo com cerca de 100 jovens, provenientes dos Salesianos e da Paróquia do Estoril. Durante os três dias de caminhada, refletimos sobre o Evangelho de Lucas: a cura dos leprosos. Da reflexão e partilha desta passagem, fomos vendo como a Palavra de Deus se concretiza na vida de cada um; reconhecemos que podemos ser um daqueles leprosos que gritava por compaixão a Jesus e que curado voltou para agradecer ao Senhor.

Durante a caminhada, alguém partilhava uma frase de S. Francisco de Assis: “Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras”. Nesta peregrinação podemos ver imensas graças, principalmente através de pequenos gestos que fomos vivenciando: a total disponibilidade da equipa de organização que preparou a peregrinação, as pessoas que nos acolheram, o serviço discreto e escondido de quem nos alimentou, aqueles que abriram o coração a escutar e dar uma palavra de alento, os testemunhos inesquecíveis de quem nos visitou, os que puxavam e amparavam os mais frágeis, a alegria, a partilha, as celebrações, o perdão… Em cada rosto e em cada gesto víamos a presença e o amor de Deus. Foi um caminho de amor.

No Santuário, entregámo-nos aos braços abertos de Nossa Senhora do Rosário, que acolheu todos os propósitos que nos fizeram ir ao seu encontro. Foram dias particularmente especiais que nos convidaram a sair do conforto do nosso comodismo e a ir ao encontro d’Aquele que tem poder de nos curar.

Artigos Relacionados