“Rise up!”: Grupo de teatro Art&Sal dos Salesianos do Funchal apresenta musical original inspirado no Papa Francisco

Cerca de 2.000 espetadores assistiram ao musical apresentado pela companhia de teatro amador Art&Sal dos Salesianos do Funchal. “Rise up!” é um musical original e inspira-se na mensagem do Papa Francisco.

“Rise up!” (Levanta-te!) é o apelo que  o Grupo ART&SAL do Centro Juvenil D. Bosco dos Salesianos do Funchal faz pela construção coletiva de um mundo melhor. “Num mundo onde impera o egocentrismo, em que o altruísmo é escasso e a definição de humanidade desvanece, [quisemos] com este musical, sensibilizar os jovens e todos, em geral, para este facto”, explicou o grupo.

Inspirado na figura do Papa Francisco, um dos personagens de “Rise up!”, e nos seus textos e intervenções várias ao longo do pontificado, o espetáculo conta a história de duas jovens de realidades familiares e sociais diferentes que vão aprender valores essenciais como solidariedade e fraternidade.

O espetáculo teve quatro apresentações no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, nos dias 27, 28 e 29 de maio, com duas sessões dedicadas às escolas da ilha, totalizando cerca de 2.000 espetadores.

“Rise Up” tem guião, encenação e produção próprias e músicas originais, e representa meses de trabalho da equipa técnica e do elenco.

Para os jovens esse tempo de ensaios foi enriquecedor. “Ao longo deste caminho fiz amizades e fortaleci as que já tinha”, recorda Basílio, para quem as sextas-feiras “perdidas” nos ensaios foram compensadas. “Mostraram-me que estava a ser contruída a minha segunda casa, o Art&Sal”, explica.

A união do grupo é um elemento que todo o elenco destaca da experiência. “Nestes seis ou sete anos em que estou neste grupo do Art&Sal nunca vi um grupo tão unido”, refere Pedro.

Para Jessi, que se estreou neste musical, “correu melhor do que o esperado”.  “Entrei nesta aventura de paraquedas sem saber onde me estava a meter… Aceitei o desafio e saí da minha zona de conforto para experimentar algo que nunca nem sonhei que iria mudar a minha vida”.

Leia também  Em produção: Suplemento especial da JMJ Lisboa 2023

“Nós mesmos acreditámos e conseguimos levar o projeto para a frente e demonstrar ao público que a vida é feita de humildade, compreensão, carinho e atenção não só por nós mesmos, mas também pelo próximo”, conta Matilde, outra jovem que fez parte do espetáculo. Sara concorda. “A nossa união, dedicação e persistência foi o que nos trouxe até aqui”, explica Sara, que integrou o projeto mais recentemente. “Nunca ninguém deixou o outro ir abaixo. Chorámos juntos, rimos juntos, sonhámos juntos e alcançámos todos o sonho de apresentar este musical e levar a mensagem de entreajuda [ao público]”, conclui Matilde.

Luís faz parte do grupo de teatro há vários anos e a experiência trouxe várias aprendizagens.  “Depois de participar em três dos seis musicais, com muitos atos, cenas, danças, músicas, falas, percebi o quão importante a família é para mim. Aprendi a ser melhor, aprendi a expressar o que sinto”, reforça.

“Rise Up” é o quinto musical que a companhia Art&Sal apresenta. O grupo já levou a palco “O Príncipe e a Lavadeira”, em 2013 e 2014, “Nas asas do sonho”, em 2015, “Superstar”, em 2017, e “Uma Gota no Oceano”, em 2019.

Artigos Relacionados