“Uma gota no oceano”: um musical sobre Santa Teresa de Calcutá

A Companhia de Teatro “ART&SAL”, do Centro Juvenil dos Salesianos do Funchal, levou ao palco do Centro de Congressos do Casino da Madeira o musical “Uma gota no oceano”, sobre a vida e obra de Madre Teresa de Calcutá. Foi nos dias 10 e 11 de julho.

A convite dos Salesianos, autoridades locais, civis e eclesiásticas, assistiram a uma das apresentações.

“Uma gota no oceano” é a quarta apresentação da companhia Art&Sal, criada em 2013, e que resulta da boa vontade dos coordenadores dos grupos das artes plásticas e pintura, coro, dança e teatro, formados por adolescentes, jovens e alguns adultos… Todos amadores, todos disponíveis e empenhados. A companhia já levou ao palco os musicais “O Príncipe e a Lavadeira” (2013 e 2014), “Nas asas do sonho” (2015), “Jesus Cristo Superstar” (2017). Desta vez, o processo – desde a opção pelo musical em si, a procura de um texto base, as músicas e seus respetivos instrumentais, a escrita de algumas letras, os ensaios, a elaboração dos trabalhos artísticos, a conceção do cenário e vestuários, os pedidos de autorizações e apoios – demorou quase dois anos e foi mais intenso na reta final.

Entre obras de arte cruas e realistas; canções melodiosas e letras que tocavam o coração; danças, umas mais agitadas do que outras; e os dois atos do teatro com algum drama e atenuados com uma pitada de bom humor, fomos contando várias histórias…

Cerca de 65 elementos da Companhia Art&Sal compuseram o elenco e equipa técnica do musical
D. Nuno Brás, bispo do Funchal, felicitou o elenco

A história de uma Calcutá – e suas pessoas concretas – a necessitar de todos os cuidados, a tentar sobreviver e, ao mesmo tempo, a criticar o nosso aburguesamento. A história de fé e labuta de Madre Teresa em servir a Deus, focada na simplicidade e nos mais pobres. A história de um jornalista inglês que procura na vida e obra de Madre Teresa um furo jornalístico, mas que, junto das irmãs Missionárias da Caridade que lhe falam dela, desperta para o sentido da sua própria vida. A história de um voluntário que, na entrega diária aos mais necessitados na obra das irmãs, encontra a sua vocação e se torna irmão Missionário da Caridade.

Leia também  Salesianos de Évora oferecem refeições e ajudas e reabrem bazar solidário

No final das duas apresentações, o sentimento foi de missão cumprida através das nossas pequenas, mas generosas, gotas de água. A mensagem, semente que lançamos, esperamos que se torne vida no dia-a-dia. Tivemos boa adesão do público e ótimas críticas. Estamos de parabéns e muito agradecidos! 

Fotografias: Luís Abreu

Publicado no Boletim Salesiano nº 576 de Setembro/Outubro de 2019

Artigos Relacionados