Publicada Tese de Mestrado do Pe. João Chaves

“Pastoral Juvenil, Marco de Referência à Luz da Pastoral Juvenil Salesiana” é a Tese de Mestrado do Pe. João Chaves, sdb, apresentada na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e agora publicada pelas Edições Salesianas.

A Pastoral Juvenil necessita de encontrar sinais e pegadas que deixem marcas suficientes para que os jovens, que buscam a verdade e o sentido da vida, encontrem pistas que levem a Deus. Sentimos que tantos buscam o seu rosto nos caminhos vazios do efémero e nos instantes de sofreguidão da felicidade.

É diante destas provações amargas que os jovens se interrogam sobre o sentido da vida, da fé e de Deus.

Que resposta pode dar a Pastoral Juvenil a esta problemática séria e cada vez mais premente na vida dos jovens?

O Pe. João Chaves, na tese de mestrado em Pastoral Juvenil apresentada na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e agora publicada pelas Edições Salesianas, ensaia algumas respostas pertinentes e atuais como sejam, por exemplo, a não preocupação com a transmissão de conteúdos, mas uma “acentuação sobre a vida dos jovens, procurando ajudá-los a encontrar, nas suas próprias vivências, os sinais de Deus”.

Na dissertação o autor manifesta o desejo de que a pastoral não se isole do mundo juvenil, mas saiba entrar com coragem no areópago das culturas atuais afirmando que a ação educativa não pode ser “unidirecional, mas uma ação conjunta com os jovens e desde a sua própria experiência de vida, procurando ajudá-los a tomar consciência, a encontrar sentido, a desenvolver as suas potencialidades e as capacidades que possuem já no interior de si mesmos ajudando-os a crescer como pessoas”.

O Boletim Informativo Hoje congratula-se com o Pe. João Chaves pela iniciativa de dar à estampa o trabalho académico que realizou e que se revela atravessado pelo carisma de Dom Bosco, do qual é fiel seguidor.
Recomendamos, sem hesitação, esta tese de mestrado a todos aqueles que têm a nobre missão de educar, nos termos da proposta salesiana. 

Leia também  Milhares de jovens italianos preparam Sínodo dos Bispos

Artigos Relacionados