Projeto do SolSal Évora vence “Prémio Valor Social” da Fundación Cepsa

O projeto “Mães Brilhantes – Empowerment de Famílias Monoparentais Femininas” do Serviço SolSal de Évora, da Fundação Salesianos, é um dos cinco premiados com o “Prémio Valor Social” da Fundación Cepsa e irá receber 10.415 euros para o seu desenvolvimento.

O projeto tem como objetivo o acompanhamento de mães de famílias monoparentais em situação de vulnerabilidade, de forma a responder e ser um apoio efetivo aos vários desafios que estas mães e as suas famílias enfrentam. Nesse sentido, o programa está assente no desenvolvimento de competências a vários níveis: parental, pessoal, social e profissional.

A exigência diária imposta a estas mães que educam os seus filhos sem apoio do pai e, na sua maioria, sem qualquer apoio da família alargada, a que se somam muitas vezes baixos rendimentos económicos e baixas qualificações académicas, tem um grande impacto na família, nas relações e na autoestima e autoconfiança das próprias mães.

Acompanhamento escolar e pedagógico dos menores; apoio no acesso a serviços e na garantia de direitos individuais e das famílias; adoção hábitos de cuidado e atenção pessoais; escrever um Curriculum Vitae; procurar e responder a ofertas de trabalho, são algumas das intervenções previstas no projeto.

Para além deste programa dos Salesianos de Évora, a Fundación Cepsa premiou este ano mais quatro projetos: “Brigada Sénior”, promovido pela Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade (ANADIC); “Uma Casa, Muitas Famílias”, da Associação Aprender em Parceria – A PAR; “Semear Emprega”, da Associação Inclusão para a deficiência (BIPP) e “Academia da Mudança”, promovido pela Associação Serve the City Portugal (STC). No total, pelas cinco instituições vencedoras, serão distribuídos mais de 56 mil euros.

O “Prémio Valor Social” foi criado em 2005, com o intuito de reconhecer e promover a atividade social de diferentes entidades que trabalham para melhorar a qualidade de vida de grupos muito diversos. Nos últimos 15 anos, estes prémios já permitiram desenvolver mais de 340 projetos, que melhoraram a qualidade de vida a cerca de 40 mil pessoas.

Artigos Relacionados