Participantes do Encontro das Obras e Serviços Sociais Salesianos visitam “Sportbosco” e “SolSal Lisboa”

Termina hoje o 3.º Encontro das Obras e Serviços Sociais Salesianos da zona Mediterrânea, que decorreu de 26 a 29 de novembro em Portugal.

Termina hoje o 3.º Encontro das Obras e Serviços Sociais Salesianos da zona Mediterrânea, que decorreu de 26 a 29 de novembro, na casa das Irmãs Franciscanos Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), em Queijas, concelho de Oeiras. Neste encontro participaram salesianos e leigos oriundos de Espanha, Itália, Médio Oriente e Portugal.
Os trabalhos iniciaram-se, no dia 26, às 16h, com a apresentação dos serviços sociais das diferentes províncias e os principais desafios que enfrentam.
No dia 27 de manhã, a equipa coordenadora das Obras e Serviços Sociais de Portugal apresentou o tema: “O Tema, Título e Conteúdo do Próximo CG28, na Perspetiva dos nossos Jovens (carta do Reitor-Mor). Para uma melhor ilustração da temática, a equipa juntou a esta apresentação exemplos concretos retirados do seu “Modelo de Trabalho – identidade do educador salesiano no contexto das Obras e Serviços Sociais”.

Durante a tarde realizou-se a visita à Escola Sócio-Desportiva de Manique, “SportBosco”, com apresentação da mesma, visita às instalações e contacto com os jovens.
No dia 28, a parte da manhã iniciou com o tema “Consulta Mundial sobre a Marginalização e Jovens em Risco – situação e elementos a partilhar para a preparação”, apresentado pelo Pe. Daniel Garcia, seguido da apresentação de Itália, subordinada ao tema “O recente Instrumentum Laboris sobre o Sínodo dos Jovens e o capítulo dedicado aos jovens em risco”. A tarde e noite foram passadas na casa Salesiana de Lisboa, onde os participantes visitaram o serviço SolSal de Lisboa, interagiram com as famílias acompanhadas e assistiram ao concerto das bandas SolSal.

Hoje, dia 29, será a vez de Espanha apresentar o tema: “A Re-leitura de tema ‘A Arte de Escutar e Acompanhar os nossos Jovens’, seguida da apresentação, por parte de Ángel Gudiña, da ‘Don Bosco International’ ”, plataforma que representa a Congregação junto das instituições da União Europeia, subordinada ao tema “Grupo de Peritos em Pobreza e imigração – desafio e temas de trabalho em execução”. Ao final da manhã os participantes farão, em conclusão, a avaliação do encontro.

Artigos Relacionados