paroquia salesiana mogofores alarga ajuda

Paróquia de Mogofores alarga ajudas

A pandemia que nos confina, nos faz sofrer e nos empobrece, cria vítimas de fome real. Neste momento, várias dezenas de famílias de Mogofores e arredores não têm o pão de cada dia de forma sistemática. Para elas, a fome é real. Com humildade e amor, há que procurá-las e matar-lhes a fome.

A Paróquia Salesiana de Mogofores, através da sua Loja Social, começou a distribuir duas refeições quentes diárias. Os generosos voluntários vão, com toda a discrição, e carinho, entregar as refeições a casa dos mais necessitados. A generosidade de quem oferece bens alimentares ultrapassou as expectativas de todos.

A Loja Social foi fundada há oito anos pelo pároco de então, Padre José Augusto Fernandes, com a ajuda voluntária e voluntariosa de Isabel Barreiros à frente de alguns voluntários. O slogan da Loja Social, “Toma lá, dá cá”, exprime uma filosofia de amor ao próximo bastante interessante: recebe para dar; dá do que recebe. O dinheiro não tem influência na troca. E se algum benfeitor generoso o dá, vai imediatamente converter-se em bens a serem doados.

Esta iniciativa tem ajudado muita gente necessitada não só da paróquia, como de muitos outros lugares, alguns bastante afastados.

O Evangelho é a base para os estatutos desta loja social, onde todo o necessitado, além de levar o bem que pretende, leva também o sorriso de alegria do voluntário que o serve. As ofertas são muitas, na proporção das solicitações. Se hoje não tem o que precisa, amanhã já o pode levar, pois a loja social está em ligação com outras “lojas sociais” do género que trocam bens entre si.

Para os voluntários, para os que generosamente trabalham na loja social, Jesus muda o slogan e diz, em nome dos que recebem: “Dá cá o teu amor e toma lá o Meu amor”.

Artigos Relacionados