Paróquia de Alcabideche: Inaugurada a Residência São Vicente

Na Paróquia de Alcabideche foi inaugurada a Residência São Vicente, uma nova resposta social para mais 47 utentes.

Cuidados de excelência, valorizando o bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual dos 118 idosos residentes. Esta é a missão das Residências de São Vicente inauguradas no dia 28 de julho de 2021, em Alcabideche, com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Depois das boas-vindas e saudações do Pároco de Alcabideche, Pe. Juan Freitas, sdb, Rogério Fangueiro, presidente do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Alcabideche, agradeceu pessoalmente todos os convidados congratulando-se com o apoio e colaboração nomeadamente de toda a direção do centro e das suas equipas de trabalho também nestes tempos difíceis de pandemia.

“O nosso foco são as pessoas”, afirmou. “O que temos feito, nos últimos anos, é ter uma equipa multidisciplinar –  na área da saúde, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional –, para que a qualidade de vida dos idosos aqui seja como se estivessem, dentro do possível, em casa. Para que tenham uma vida feliz durante os anos que aqui passam”.

Tomou a palavra de seguida Carlos Carreiras, presidente do Município de Cascais que financiou maioritariamente o projeto, e contextualizou o trabalho em rede social que se tem feito em Cascais em favor de todos os habitantes da edilidade. De facto, estas novas instalações vêm dar mais capacidade de resposta social para os idosos desta instituição, sendo desta forma um dos maiores lares sociais do concelho.

Finalmente o D. Joaquim Mendes, depois de saudar e agradecer a presença e colaboração de todos, convidou-nos a sonhar uma ação social e pastoral em cuidado de todos, jovens e idosos, fazendo notar o especial papel da família. Ao modo de Jesus somos convocados a cuidar, tocar, estar e ser próximos de todos. Finda a parte dos discursos todos os presentes puderam conhecer as novas instalações.

Leia também  Ucrânia: Update 117

Os Salesianos assumiram a Paróquia de S. Vicente de Alcabideche em setembro de 2020.

Artigos Relacionados