Paróquia de S. Vicente de Alcabideche, nova missão salesiana

No 23.º Domingo do Tempo Comum, 6 de setembro de 2020, os Salesianos assumiram a Paróquia de S. Vicente de Alcabideche, na Diocese de Lisboa. O Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes, sdb, presidiu à Eucaristia e deu posse aos dois novos párocos in solidum, os salesianos Pe. Juan Freitas e Pe. Manuel Mendes.

O Pe. Juan Freitas, como moderador, irá coordenar o trabalho comum da paróquia e representá-la juridicamente, e o Pe. Manuel Mendes, continuará a sua missão como pároco e Administrador Paroquial, cargo que assumiu no final de 2019 após a morte do Pe. João Brás.

Na homilia, D. Joaquim Mendes referiu a comunhão, a corresponsabilidade e o sentido de pertença à comunidade eclesial como os desafios da missão dos novos párocos. “Estou certo que a presença do carisma salesiano na paróquia, através dos Salesianos, e dos restantes membros da Família Salesiana, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores, Antigos Alunos e Alunos, vos ajudará a cultivar o espírito de família, a ser família e a oferecer um ambiente familiar às crianças e aos jovens, muitos deles órfãos de pais vivos, assim como aos idosos e aos sós”, referiu.

Os Salesianos estão presentes nesta paróquia há 67 anos, primeiro, como Seminário Maior até 1980; depois, como residência para estudantes salesianos até 1996 e abertura à comunidade com a Telescola de 1970 a 1980 e seguidamente com ensino direto até ao presente, com uma escola aberta, popular, inclusiva, aberta ao meio. Desde o início os Salesianos colaboraram na assistência religiosa nesta paróquia e localidades vizinhas e desenvolveram várias atividades, como o Oratório, o Centro Juvenil, as aulas noturnas para adultos e a catequese.

A paróquia de S. Vicente de Alcabideche tem oito centros de culto: Matriz, Alvide, Bicesse, Cruz Vermelha, Janes, Manique-Neves, Malveira da Serra e Murches.

Leia também  Festa de Nossa Senhora Auxiliadora no Porto Santo

Artigos Relacionados