Padre Tom, salesiano: continuam os boatos

Voltaram a aparecer boatos sobre a situação do Pe. Tom Uzhunnalil, salesiano raptado há meses no Iémen.

Nos últimos dias surgiram “fotos” que parecem mostrar o Pe. Tom a ser agredido pelos seus raptores. Estes boatos surgidos no Facebook são replicados por órgãos de comunicação com alguma credibilidade (VaticanInsider, AciPrensa…)

Salesianos da Índia, que conviveram com o Pe. Tom durante anos, asseguram que as fotos em circulação recente não são autênticas.

Segundo declarações dos Salesianos de Bangalore (Índia), de onde o Pe. Tom era originário e do bispo Paul Hinder, do vicariato na Arábia do Sul (onde se inclui o Iemen), não há qualquer novidade em relação à situação do Pe. Tom.

Ao mesmo tempo, alguma imprensa indiana está a dar uma conotação “racista” a esta tragédia. Segundo alguns jornais, “se o missionário fosse europeu, a coisa já estaria resolvida”. As autoridades nacionais e estaduais indianas desmentem e garantem que o assunto está a merecer a máxima consideração.

É natural em Igreja sentirmos com muita emoção este calvário de um missionário. Mas isso não nos dispensa de sermos rigorosos e verdadeiros na nossa comunicação.

Importante é manter forte a nossa oração por este salesiano em cativeiro e por todos os nossos irmãos na fé que sofrem violência.

Artigos Relacionados