Ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte

Gregório Haendel e Rafael Bonaparte vão receber a ordenação sacerdotal no próximo sábado, 2 de julho. Ordenações presbiterais vão ter lugar em Mirandela.

Aproxima-se a data das ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte. No próximo dia 2 de julho a comunidade salesiana e eclesial de Mirandela acolhe pelas 16 horas a cerimónia na Igreja Paroquial de São João Bosco.

D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e Salesiano de Dom Bosco, será o Bispo ordenante. Com ele concelebrarão os Salesianos da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e o Provincial dos Salesianos de Timor Leste, Pe. Apolinário Neto.

“Damos graças a Deus pela caminhada vocacional que têm feito, pela humildade e disponibilidade do seu ‘sim’, e pela entrega à missão salesiana”, afirmou o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. “Recordo que, por desejo deles, a ordenação será em Portugal como gesto de gratidão pela formação recebida na nossa Província e para darem oportunidade às pessoas que os acompanharam nestes anos, sobretudo durante os anos de tirocínio em Poiares e Mirandela, de estarem presentes”.

Além do Provincial, estarão também presentes nas ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte outros salesianos de Timor que estudam em Roma ou que estão em Portugal, bem como alguns familiares e amigos.

Como representantes da Província Portuguesa na Missa Nova, que terá lugar em Timor Leste, do Gregório Correia (a 30 de julho) e do Rafael Bonaparte (a 5 de agosto), irão o Pe. Sebastião Coelho e o Pe. José Cordeiro.

No dia 8 de dezembro, data com grande simbolismo salesiano, Gregório e Rafael foram ordenados diáconos na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora, pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese, D. José Sanches Alves.

Leia também  Primeiro contrato de aprendizagem redigido por Dom Bosco completou 170 anos

Os dois salesianos timorenses fizeram a sua formação no nosso País ao abrigo do protocolo de colaboração que, desde 2012, vigora entre a Província Portuguesa e a Visitadoria de Timor-Leste. Gregório Haendel e Rafael Bonaparte fizeram formação académica de Teologia no Instituto Superior de Teologia de Évora.

Artigos Relacionados