Ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte

Gregório Haendel e Rafael Bonaparte vão receber a ordenação sacerdotal no próximo sábado, 2 de julho. Ordenações presbiterais vão ter lugar em Mirandela.

Aproxima-se a data das ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte. No próximo dia 2 de julho a comunidade salesiana e eclesial de Mirandela acolhe pelas 16 horas a cerimónia na Igreja Paroquial de São João Bosco.

D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e Salesiano de Dom Bosco, será o Bispo ordenante. Com ele concelebrarão os Salesianos da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e o Provincial dos Salesianos de Timor Leste, Pe. Apolinário Neto.

“Damos graças a Deus pela caminhada vocacional que têm feito, pela humildade e disponibilidade do seu ‘sim’, e pela entrega à missão salesiana”, afirmou o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. “Recordo que, por desejo deles, a ordenação será em Portugal como gesto de gratidão pela formação recebida na nossa Província e para darem oportunidade às pessoas que os acompanharam nestes anos, sobretudo durante os anos de tirocínio em Poiares e Mirandela, de estarem presentes”.

Além do Provincial, estarão também presentes nas ordenações presbiterais dos salesianos Gregório Haendel e Rafael Bonaparte outros salesianos de Timor que estudam em Roma ou que estão em Portugal, bem como alguns familiares e amigos.

Como representantes da Província Portuguesa na Missa Nova, que terá lugar em Timor Leste, do Gregório Correia (a 30 de julho) e do Rafael Bonaparte (a 5 de agosto), irão o Pe. Sebastião Coelho e o Pe. José Cordeiro.

No dia 8 de dezembro, data com grande simbolismo salesiano, Gregório e Rafael foram ordenados diáconos na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora, pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese, D. José Sanches Alves.

Leia também  Futsal: Salesianos de Lisboa garantem subida à I Divisão

Os dois salesianos timorenses fizeram a sua formação no nosso País ao abrigo do protocolo de colaboração que, desde 2012, vigora entre a Província Portuguesa e a Visitadoria de Timor-Leste. Gregório Haendel e Rafael Bonaparte fizeram formação académica de Teologia no Instituto Superior de Teologia de Évora.

Artigos Relacionados