Testemunho Família SolSal Lisboa

“O SolSal é muito mais! O SolSal é uma família!”

O SolSal Lisboa – Serviço de Atenção à Família existe desde 2008 e, desde então, tem acompanhado centenas de crianças, de jovens e de famílias em situação de vulnerabilidade, risco e perigo, à luz do carisma salesiano e com a proteção de S. João Bosco.

No ano educativo-pastoral 2019-2020, marcado pelo início da pandemia, o SolSal Lisboa acompanhou 152 famílias, num total de 531 pessoas, das quais 276 eram crianças e jovens. Num ano particularmente desafiante, o SolSal Lisboa reorganizou toda a sua ação, por forma a manter-se em pleno funcionamento, a garantir o acompanhamento das crianças e dos jovens mais desprotegidos e a aumentar a sua capacidade de resposta, perante a crise socioeconómica vivida pelas famílias.

"Valorpólio", um jogo promovido pelo SolSal Lisboa
SolSal Lisboa
No ano 2019/2020, o SolSal Lisboa acompanhou 276 crianças e jovens

Em resultado deste trabalho, chegam diariamente à grande família SolSal Lisboa, mensagens que crianças, jovens e famílias deixam acerca do que são as suas vivências neste serviço… Estas mensagens são partilhas recheadas de afeto, de gratidão e de esperança! Nelas, está refletido o que encontram nesta grande família que é, também, a sua!

É nas suas vozes que melhor encontramos espelhada a missão deste serviço e, por isso, partilhamos o testemunho de uma mãe que descobriu no SolSal muito mais do que pensava encontrar!

“De início, sem grande conhecimento do que realmente era o SolSal, apenas achava que seria uma ajuda, numa altura menos boa da nossa vida, onde alguém ia estar ali para nos apoiar e, essencialmente, ajudar-nos na necessidade básica de qualquer ser humano, mas enganei-me…

O SolSal é muito mais!

O SolSal é muito mais que estar ali alguém para ajudar numa fase menos boa.

O SolSal é uma família! Uma família que partilha, que nos toca no coração nos momentos em que mais precisamos de afetos, que sofre quando sofremos, que nos orienta na superação das nossas dificuldades, que vibra com as nossas vitórias e conquistas, que anseia connosco as expectativas a que nos propusemos.

O SolSal é um grupo de pessoas incríveis que, mesmo estando a fazer o seu trabalho, são de uma generosidade incomparável.

É um grupo de pessoas que fazem parte da nossa luta diária sempre que pensam em nós, sempre que fazem o nosso cabaz e o nosso saco, sempre que caminham connosco, nos ouvem, nos acompanham e nos orientam.

O SolSal para mim é, neste momento, um sítio onde mais do que bens alimentares, vamos buscar força, fé, esperança, amizade, carinho, amparo, numa fase em que tenho algo que me faz sofrer muito… Um problema grave e delicado de um filho.

O SolSal esteve e estará sempre representado como uma família que tivemos a sorte que tivesse aparecido nas nossas vidas. Obrigado e um enorme bem-haja pelo que representam na nossa vida, assim como na vida de tanta gente.”

Artigos Relacionados