O lusodescente na Guarda Suíça Pontifícia Fotografia: António Cotrim/Lusa

O lusodescente na Guarda Suíça Pontifícia

A Guarda do Papa tem um lusodescendente. Michael Cerqueira da Costa é filho de pais portugueses e pertence à Guarda Suíça, que guarda o Papa e o Estado da Cidade do Vaticano.

Michael Cerqueira da Costa tem 30 anos, nasceu em Genebra, na Suíça, e pertence à Guarda Suíça há seis meses. Um dos requisitos para integrar a Guarda Pontifícia é ser cidadão suíço. Michael Cerqueira da Costa tem 30 anos, nasceu em Genebra, na Suíça, para onde os pais de Michael emigraram na década de 1980, o pai vindo de Montalegre, no distrito de Vila Real, e a mãe de Arco de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

A Agência Lusaque acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na audiência com o Papa Leão XIV, no início de fevereiro, no Vaticano –, noticiou o momento em que o soldado cumprimentou o Presidente da República. O único elemento da Guarda Suíça que fala português foi igualmente fotografado ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa.

Michael contou à Agência Lusa “que era ator em Nova Iorque, onde viveu dois anos, e decidiu candidatar-se à Guarda Suíça Pontifícia por ‘uma chamada de Deus’, interrompendo a carreira artística. Cumpria os critérios de idade, cidadania suíça, com domínio de duas línguas, francês e italiano, e pertença à Igreja Católica, entre outros, exigidos para entrar no corpo da Guarda”.

A Guarda Suíça é o corpo militar responsável pela proteção pessoal do Papa e pela segurança da Cidade do Vaticano, também é da sua competência a proteção durante cerimónias e viagens do Pontífice. Foi criada em 1506 e é, por isso, o exército mais antigo do mundo e também o mais pequeno, composto por 135 elementos entre oficiais, sargentos, cabos e soldados.

Fotografia: António Cotrim/Lusa

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.