Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos celebrada nas presenças salesianas

Nas casas salesianas espalhadas por todo o mundo a devoção a Nossa Senhora com o título Auxiliadora dos Cristãos é uma tradição começada por São João Bosco e acolhida por gerações após gerações de salesianos e de alunos. Na semana passada, nas presenças salesianas em Portugal houve celebrações especiais em todas elas.

Os Salesianos de Mirandela organizaram na véspera, dia 23 de maio, à noite, uma procissão a honrar Nossa Senhora.

Os Salesianos de Mogofores assinalaram a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora com a celebração da Eucaristia na Mata Nacional do Bussaco, área protegida de 400 hectares no Luso, município da Mealhada, mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII. A seguir a comunidade escolar participou numa atividade lúdica e formativa sobre Maria Auxiliadora, um Peddy Paper – Levanta-te… e aventura-te com Maria.

No Estoril a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora começou com a Eucaristia. A festa fez-se com muita dedicação, alegria e convívio, com atividades desportivas, jogos, música e exposições.

No dia 24 de maio, nos Salesianos do Funchal, a Eucaristia decorreu em cima de um barco, relembrando a travessia que Jesus fez com os apóstolos. O Pe. Marcelino, administrador dos Salesianos do Funchal e pároco de Fátima, relembrou aos jovens que o caminho por vezes pode ser difícil tal como a viagem de Jesus e os Apóstolos. “Ter fé é caminhar sempre em Jesus e Maria, ela nunca vos abandona”, afirmou. A paz na Ucrânia e o amor ao próximo foram também a inspiração dos alunos de cada turma na criação de uma frase e uma vela em materiais reciclados que deixaram junto à imagem de Nossa Senhora Auxiliadora.

O dia da festa de Maria Auxiliadora em Manique foi também dia de entrega dos diplomas do Quadro de Valor, Excelência e Mérito ainda do ano anterior.

Leia também  Salesianos de Espanha assinam três novos acordos de parceira com empresas

No Porto a festa de Maria Auxiliadora era muito aguardada. Após uma longa espera a comunidade escolar finalmente teve a oportunidade de voltar a juntar-se numa celebração. Foi um dia em cheio para todos mas vivido certamente de forma muito especial pelos Finalistas.

Na ilha de Santo Antão, Cabo Verde, houve uma procissão em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, no passado dia 27 de maio.

Artigos Relacionados