Museu Casa Dom Bosco inaugura salas dedicadas aos Santos Salesianos

Um ano após a inauguração, o Museu inaugura salas dedicadas aos Santos Salesianos. O Museu Casa Dom Bosco, em Valdocco, Turim, abriu duas novas salas dedicadas aos Santos, Bem-Aventurados, Veneráveis e Servos de Deus da Família Salesiana.

O Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, inaugurou as duas novas salas que marcam a conclusão da instalação definitiva do Museu Casa Dom Bosco, distribuído por mais de 4.000 metros quadrados, dispostos em três andares.

Uma das salas apresenta um espaço dedicado à figura de S. Maria Mazzarello, e vários membros da Família Salesiana, como os mártires de Poznam e de Espanha, os beatos Artémides Zatti, Alberto Marvelli, Zefferino Namuncurà e a cooperadora salesiana portuguesa Alexandrina da Costa.

Na segunda sala, 32 vitrines exibem a memória de Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Antigos Alunos, Consagrados e Leigos da Família Salesiana, que viveram, de forma luminosa, o carisma de Dom Bosco. “Uma instalação contemporânea representará a grande árvore da Família Salesiana, germinada pela intuição espiritual e pelo coração do Santo dos Jovens. As vitrines despertam um interesse particular, uma vez que contêm objetos pessoais e escritos de pessoas que encarnaram de forma extraordinária a espiritualidade e a pedagogia de Valdocco”, explicou o Pe. Cristian Besso, responsável pelo projeto museológico com a Diretora do Museu, Stefania De Vita.

O museu tem entrada gratuita e pode também ser visitado online em museocasadonbosco.org.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 589 de Novembro/Dezembro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados