Movimento “Laudato si’”: UPS adere à rede de Universidades sustentáveis

A Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), de Roma, apresentou plano de eficiência energética para o campus universitário.

A Universidade aderiu oficialmente, no final de novembro, à Plataforma de  Ação Laudato Si’, iniciativa do Papa Francisco para promover os valores da ecologia integral, e à Rede de Universidades Sustentáveis, um grupo promovido pela Conferência dos Reitores das Universidades Italianas. A UPS vai instalar um sistema de painéis fotovoltaicos para a produção de energia limpa e irá substituir as atuais seis centrais térmicas por equipamentos de nova geração, menos poluentes e mais eficientes em termos energéticos.

“Com o novo projeto, a UPS vai poupar ao meio ambiente 230 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que equivale à plantação de 580 novas árvores todos os anos”, explicou Pe. Renzo Barduca, administrador do campus. Paralelamente, a comunidade académica compromete-se a reduzir o uso de plástico, diminuir a documentação em papel e a instalar postos de recarga para veículos elétricos. “Todos estes projetos precisam de uma etapa fundamental: a mudança de comportamentos. Cada um de nós é chamado a realizar a mudança na vida quotidiana e a influenciar o meio em que vive com uma nova mentalidade”, afirmou ainda o responsável.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 591 de março/abril de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados