“Laudato si’”: Papa desafia comunidades católicas a tornar-se sustentáveis com base num plano de sete anos

No final do ano dedicado à Carta Encíclica Laudato si’, sobre o cuidado da casa comum, que decorreu de maio 2020 a maio de 2021, o Papa Francisco lançou no Vaticano a Plataforma de Ação Laudato si’, sublinhando a necessidade de enfrentar a atual “crise ecológica sem precedentes”.

O Papa adiantou que a Plataforma de Ação Laudato si’ propõe um plano de sete anos para que todas as comunidades católicas se tornem totalmente sustentáveis.

Em plataformadeacaolaudatosi.org é explicado o percurso inspirado pelos sete objetivos da Laudato si’: “a resposta ao grito da Terra, a resposta ao clamor dos pobres, a economia ecológica, a adoção de um estilo de vida simples, a educação ecológica, a espiritualidade ecológica e o compromisso comunitário”.

A Plataforma de Ação Laudato si’ será lançada por etapas ao longo de 2021 e 2022. Ao ser concluída, terá três elementos: os Planos Laudato si’ para mapear a jornada, orientação prática sobre maneiras de agir e recursos para desenvolver comunidades de prática confiáveis.

A 4 de outubro, festa de São Francisco, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral começará a oferecer os Planos Laudato si’ que vão ajudar a jornada rumo à ecologia integral. Os recursos disponibilizados na plataforma têm a função de auxiliar as instituições, as comunidades e as famílias, com vista a discernir o compromisso para completar um Plano Laudato si’. As instituições, comunidades ou famílias são convidadas a assumir este compromisso antecipadamente preenchendo um formulário de inscrição para cumprir um plano quando o processo iniciar. Na plataforma também serão disponibilizados recursos para fornecer orientação prática e concreta sobre como agir, conferências online sobre ações e eventos, e histórias inspiradoras de pessoas que estão a pôr em prática planos de sustentabilidade.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 588 de Setembro/Outubro de 2021

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados