Missão Dom Bosco: Salesianos lançam campanha para Apoio às vítimas do Terramoto em Marrocos

No dia 1 de setembro, à noite, um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter (um dos maiores das últimas décadas), atingiu Marrocos. O epicentro do devastador terramoto foi nas montanhas do Alto Atlas, a cerca de 71 quilómetros a sudoeste de Marraquexe. Estima-se que tenham morrido mais de 2800 pessoas e que mais de 5000 tenham ficado feridas.

Equipas especializadas, que já se encontram no terreno, relatam um cenário de “devastação total”, com estradas bloqueadas e povoações totalmente destruídas, em especial porque muitas das zonas afetadas eram ocupadas pelas tradicionais casas da região do Alto Atlas, construídas com recurso a tijolo de barro, que se desfizeram em escombros. A frustração da população local é grande, com as ajudas ao resgate de possíveis sobreviventes a chegar de forma escassa, devido à dificuldade de acesso de equipamentos e equipas de socorro.

Os Salesianos de Portugal e de Cabo Verde, através da Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano, pretendem auxiliar, diretamente, as vítimas no terreno. Os donativos serão enviados para o Cardeal Cristóbal López Romero, sdb, arcebispo de Rabat, que fará, depois, a gestão com a Cáritas Diocesana local. Todos os fundos angariados serão usados como ajuda imediata para as necessidades básicas das vítimas deste desastre natural.

Pode ajudar fazendo o seu donativo por MB WAY, multibanco, ou transferência bancária. Mais informação em www.salesianos.pt/missaodombosco. “Agora o que preocupa são as vítimas, os muitos feridos e os danos estruturais nos prédios, mesmo nos pequenos povoados”, explica o Cardeal Cristóbal López Romero.

Artigos Relacionados