Jovens Voluntários dos Salesianos do Estoril em “Missão Anima”

São muitos os desafios que o Papa Francisco tem feito ultimamente aos jovens. E a própria Igreja vive tempos de mudança em que os jovens são convidados a serem protagonistas da missão de levar Jesus e o Seu Evangelho a outras pessoas.

A coordenação pastoral dos Salesianos do Estoril acompanhou estes e outros desafios e procurou conjugar o mandato de Jesus de “ir e anunciar” com a vontade e a riqueza vital dos jovens. Surge, assim a “Missão Anima”.

O nome de “Missão Anima”, surge da expressão de Dom Bosco, “dai-me almas e ficai com o resto” (“Da mihi animas coetera tolle”, em latim), e também da ligação ao verbo animar, dar vida, dar alento.  A “Missão Anima”, formada por quinze jovens estudantes do secundário e do primeiro ano da universidade e dois chefes de missão, durou sete dias, desde o dia 24 de fevereiro a 1 de março, e estabeleceu a sua missão na paróquia de S. José, em Setúbal.

Dois foram os focos vivenciais. A missão interna, por um lado, com o cuidado pelo crescimento do grupo em termos espirituais, do espírito de família, da formação humana e comunitária. Por outro, a missão externa, na animação litúrgica na comunidade paroquial, no serviço à população, com especial enfoque na criação de atividade e tempos livres com crianças e idosos, bem como a evangelização pelas ruas da cidade.

Artigos Relacionados