Publicado 22/09/2025 às 11h59 Atualizado 07/10/2025 às 9h43
Para os jovens salesianos em formação, o início do ano letivo e pastoral começou com a integração em novas comunidades e o início de novas etapas do caminho vocacional.
O ano formativo no Teologado de Madrid já começou. No dia 1 de setembro, a comunidade salesiana de São Francisco de Sales, vocacionada para a formação de jovens salesianos estudantes de Teologia, iniciou o ano letivo de 2025-2026. Jorge da Luísa João e Sansão Gonçalo, dois jovens salesianos em formação na Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, fazem parte desta comunidade constituída por seis formadores e 19 formandos, de seis nacionalidades. Jorge fez a etapa do Tirocínio em São Vicente, Cabo Verde, e agora começa o seu segundo ano de estudos teológicos. Sansão começa os estudos de Teologia, depois do Tirocínio realizado nas comunidades dos Salesianos de Lisboa e dos Salesianos do Porto. Os estudantes têm aulas na Universidade Pontifícia de Comilas e fazem pastoral nas comunidades salesianas ao redor de Madrid.



Aos adolescentes e jovens, Jorge e Sansão deixam uma mensagem: “Querido adolescente e jovem, «Desperta! Há um lugar para ti». Não queremos ser os únicos a fazer esta experiência tão linda que é seguir Jesus seguindo o carisma de Dom Bosco. Ainda há espaço para ti”.
Em Évora, António Navio, Carneto Tomé, Evaristo Jariosse, de Moçambique, Jonas Nunes e José da Cruz, de Timor-Leste, prosseguem a formação no Teologado, onde frequentam o Instituto Superior de Teologia de Évora.
Em caminhada
Em caminhada de discernimento, Fredison Santos, de Cabo Verde, deu início ao noviciado em Castelnuovo Don Bosco, em Itália, no dia 6 de setembro. Vinte noviços, vindos de várias partes da Europa, frequentam o noviciado no Colle Don Bosco. Depois do pré-noviciado, realizado na casa salesiana de Estoril, Fredison continua a formação com vista à consagração.
Aos jovens, Fredison enviou uma mensagem: “«Desperta! Há um lugar para ti.» Foi esta certeza que tocou o meu coração. Queridos jovens, não tenhais medo de vos deixar tocar por Jesus e de deixar que Ele transforme a vossa vida. Eu próprio, ao sentir este chamamento, deixei tudo para O seguir, no estilo de vida de São João Bosco. E posso dizer que fazer este caminho é uma graça enorme: é uma oportunidade para descobrir a riqueza e a beleza deste carisma. Desperta! Há um lugar para ti neste caminho. Não tenhas medo!”
Álvaro Morgado e os timorenses Bonifácio da Costa e Simão Pinto fazem o Tirocínio, respetivamente, nos Salesianos do Estoril, do Porto e do Funchal. Esta é a etapa especialmente dedicada à formação pastoral, de experiência formativa de vida em comunidade, de serviço aos jovens e acompanhamento pastoral.

Erick Mawanga e Celso Francisco, jovens salesianos oriundos de dois países vizinhos, República Democrática do Congo e Angola, – ambos enviados como missionários para a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, na 151.ª expedição missionaria salesiana em 2021 –, iniciaram no dia 6 de outubro o terceiro ano de Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana.
A comunidade Zeferino Namuncurà onde residem pertence à Visitadoria “Maria Sede da Sabedoria”, essa composta por nove comunidades, também elas internacionais, com diversidades de carismas. Este ano, a Visitadoria é composta por 312 pessoas, de 59 nações. A comunidade Zeferino Namuncurà este ano é constituída por 53 estudantes, uma equipa seis formadores, um irmão coadjutor e um salesiano Professor na Universidade, congregando 22 nacionalidades, de 27 províncias da Europa, Ásia, América e África.
Aos jovens, Erick e Celso enviam uma mensagem: “Querido amigo/a, ‘Desperta! Há um lugar para ti’. Vive com alegria, arrisca, sonha alto. Não deixes que o medo roube os teus sonhos. Tu és único, original, amado por Deus. Vem! Há espaço para ti no coração de Deus e nossa linda família salesiana”.










