Itália, Turim: Jovens Universitários e Animadores visitam obras sociais

Um grupo de cerca de 40 jovens estudantes universitários do Instituto Universitário Salesiano de Veneza e dos grupos de animação missionária salesiana do Triveneto realizaram alguns dias de compromisso e solidariedade na cidade de Dom Bosco.

Os jovens, acompanhados por professores e educadores, a partir de uma reflexão sobre o Sínodo visitaram algumas das obras sociais mais emblemáticas associadas à ação de vários Santos no século XIX em Turim. Para conhecer as dificuldades da juventude, visitaram o Instituto de Cottolengo, os refeitórios para os pobres, o centro  Arsenal da Paz, o “Gruppo Abele”, uma ONG que há 50 anos apoia pessoas marginalizadas de Turim, a Comunidade de Santo Egídio das Missionárias da Caridade de Santo Egídio…

Visitaram também o Instituto Penal de Menores “Ferrante Aporti” da cidade de Turim. “O Sínodo sobre os jovens – explica o padre Domenico Ricca, sdb, capelão do Instituto – segundo a vontade do Papa Francisco, deveria envolver todas as realidades juvenis, especialmente as mais vulneráveis. Por isso é muito significativo que um grupo de adolescentes das nossas comunidades cristãs tenha proposto aos seus animadores que os levassem a conhecer os seus pares que vivem a realidade da detenção”.

As visitas foram preparadas com momentos de formação sobre as realidades que iriam conhecer. “Nas reuniões conversámos sobre como estas obras podem ser um desafio vocacional, de compromisso profissional ou de voluntariado”, conta Barbara Celia, educadora que acompanhou o grupo na visita à prisão. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 573 de Março/Abril de 2019

Artigos Relacionados