Inaugurada a primeira presença salesiana na ilha das Flores na Indonésia

Pedro e Paulo são os Patronos da Diocese do Papa, e dois gigantes entre os apóstolos: o primeiro, Vigário de Cristo; o segundo, “Apóstolo das Gentes”. Pedro e Paulo são também os nomes dos primeiros dois missionários salesianos chamados a evangelizar e educar ao estilo salesiano a população da ilha indonésia das Flores. Foi inaugurada presença salesiana na ilha das Flores.

Três anos depois do estabelecimento da Visitadoria Salesiana “São Luís Versiglia”, da Indonésia, foi inaugurada a primeira comunidade com dois salesianos na ilha das Flores, uma nova fronteira muito esperada na Indonésia.

O Pe. Andrew Wong, Provincial, que acompanhou os dois pioneiros missionários até ao seu destino, fez a comunicação ao X Sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

“Caro Pe. Ángel, desejo informar-lhe que no dia 1 de outubro de 2021, festa de Santa Teresinha de Lisieux (Padroeira das Missões, Nota do Editor), chegámos à Ilha das Flores, Diocese de Ruteng, Cidade de Labuan Bajo. Estamos a iniciar, nesta ilha, a primeira presença salesiana que o senhor nos pediu para estabelecer em 2018. O Pe. Siprianus Hormat e seus sacerdotes diocesanos acolheram-nos com grande fraternidade. Peço a sua bênção e oração pelos dois irmãos que enviamos nesta ocasião. Os seus nomes são significativos: Pe. Petrus Tukan e Pe. Paulus Rarasta”.

Os dois missionários, por sua vez, partilharam uma mensagem de agradecimento com toda a Família Salesiana: “Agradecemos as vossas orações e atenção. Estamos aqui para procurar fazer o bem aos jovens da ilha das Flores. De momento ainda nos estamos a instalar e à procura de uma residência adequada em Labuan Bajo”.

Labuan Bajo é uma pequena cidade de seis mil habitantes no extremo oeste da ilha de Flores, que vive principalmente da pesca e do turismo – é a porta de entrada para o Parque Nacional de Komodo, famoso pelos seus “Dragões de Komodo” – e possui uma animada comunidade católica e um seminário menor para a diocese de Ruteng.

A ilha das Flores, localizada na parte oriental do país, é a 10.ª mais populosa da Indonésia, depois de Java, Sumatra, Bornéu (Kalimantan), Sulawesi, Nova Guiné, Bali, Madura, Lombok e Timor, e é também a décima em termos de área. Graças à colonização portuguesa, os dois milhões de habitantes são predominantemente católicos, e a Igreja na ilha está estruturada em três dioceses: Maumere, Ende e Ruteng. Muitos salesianos indonésios provêm desta ilha. Agora, foi inaugurada a presença salesiana na ilha das Flores

A Visitadoria “São Luís Versiglia”, da Indonésia, que hoje conta com mais de 70 salesianos, possui atualmente apenas uma comunidade canonicamente ereta fora da ilha de Java, a de Sumba. A expansão para a Ilha das Flores, agora iniciada com esta primeira presença, fora já de longa data um sonho assinalado pelo Pe. Egídio Viganò, VII Sucessor de Dom Bosco.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.