Gerir uma escola em tempo de guerra

A escola Salesiana Vsevit, em Zhytomyr, na Ucrânia, viu a sua rotina mudar, quando, em fevereiro de 2022, o país começou a ser alvo de invasões russas.

Nas primeiras semanas, conta a diretora Maria Levchenko, o objetivo principal de todos os funcionários e professores, foi o de garantir a segurança das crianças e das famílias que frequentavam aquela escola. Para isso, ajudaram nas evacuações da cidade e do país.

Quando a situação em Zhytomyr estabilizou, alguns professores sentiram que estava na hora de regressar.

No entanto, a maior mudança na escola Salesiana Vsevit, foi o facto de os alunos passarem a ter um acompanhamento mais espiritual e psicológico, estando a psicóloga da escola, mais presente no seu dia-a-dia, conversando com eles e, dando aulas para que as crianças pudessem encontrar, ali, momentos de paz.

A situação de conflito na Ucrânia, mantém-se, e, por isso, toda a ajuda e apoios continuam a ser cruciais. Assim, saiba que o seu contributo pode fazer a diferença.

Agradecemos a todos os que não têm hesitado em ajudar, apelamos à generosidade de todos, para que possamos levar um pouco de conforto a quem tudo perdeu.

Faça o seu donativo. Ajude a Ucrânia!

Artigos Relacionados