Festa de Madre Mazzarello celebrada a 9 de maio

Dia 9 de maio celebra-se a Memória Litúrgica de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora com São João Bosco do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Santa Maria Domingas Mazzarello nasceu no dia 9 de maio de 1837 em Mornese, Itália, e faleceu no dia 14 de maio de 1881 em Nizza Monferrato. Fundou com Dom Bosco, a 5 de agosto de 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Nesse dia as primeiras onze jovens fizeram a Profissão Religiosa nas mãos do Bispo de Acqui, Dom Giuseppe Sciadra, na presença de Dom Bosco. Foi beatificada a 20 de novembro de 1938 e canonizada a 24 de junho de 1951.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora está atualmente presente em 98 países nos cinco continentes. Tem atualmente 10.962 religiosas, distribuídas em 67 Províncias e cinco Visitadorias, organizadas em nove Conferências Interprovinciais.

Em todo o mundo, as Filhas de Maria Auxiliadora estão a celebrar a sua memória. Em Portugal, estão previstas várias celebrações nas comunidades das FMA para assinalar o dia de Santa Maria Mazzarello.

No Externato Nossa Senhora de Fátima de Arcozelo haverá a oração do Terço com a comunidade e os jovens do Centro Juvenil.

No Centro de Assistência Social Nossa Senhora de la Salette, em Paranhos da Beira, para além do “Bom-dia” coletivo especial, o dia será ocupado por atividades lúdicas.

Em Cascais, os alunos do 4.º ano do Externato Nossa Senhora da Assunção vão apresentar uma peça de teatro sobre a vida de Madre Mazzarello. Haverá também atividades do projeto Eco Escolas, ateliês de dança, costura, pintura e jogos orientados.

No Externato Nossa Senhora do Rosário de Cascais, depois da Eucaristia das 9 horas, estão previstas atividades recreativas durante todo o dia.

Leia também  Papa Francisco: mensagem para o Dia Mundial das Missões 2023

A festa na Casa Santa Ana em Setúbal começa com o “Bom-dia” coletivo sobre Madre Mazzarello e um peddy-paper. O dia termina com a Eucaristia com as jovens do Lar.

Ilustração de Nuno Quaresma publicada na edição n.º 598 de maio/junho do Boletim Salesiano

Artigos Relacionados