Exercícios Espirituais: Conselho Provincial em retiro em Valdocco

O Conselho Provincial, composto pelo Provincial Pe. José Aníbal Mendonça, e pelos conselheiros Pe. João Chaves, Pe. João Ramos, Pe. Álvaro Lago, Pe. Juan Freitas e Pe. Tarcízio Morais, esteve em retiro em Valdocco, Itália. O retiro foi orientado pelo Reitor-Mor.

Seguindo Jesus pelos caminhos da missão salesiana. O tempo de retiro é sempre tempo de graça. Se a esta experiência lhe acrescentarmos o contexto de Valdocco e o Reitor-Mor como pregador, facilmente poderemos compreender a bênção carismática que viveram os irmãos do Conselho Provincial com os restantes conselhos da Região Mediterrânea.

Foram setenta e oito os Salesianos que responderam ao convite do próprio Reitor-Mor que este sexénio se propôs animar uma proposta de retiro anual para os conselhos provinciais das várias regiões. A nossa região foi a primeira a beneficiar desta magnífica iniciativa que teve lugar em Valdocco de 18 a 23 de novembro.

O Reitor-Mor, com grande familiaridade, mas também com grande clareza e determinação, foi propondo alguns temas para a nossa reflexão e oração. Os momentos de oração comunitários foram animados pelas várias províncias. O clima foi de espiritualidade e familiaridade. Vivemos aí a experiência da primeira comunidade cristã que tinha um só coração e uma só alma (At 4,32) e a experiência da primeira comunidade salesiana vivendo nos mesmos espaços, frequentando os mesmos lugares de oração, percorrendo o mesmo pátio onde viveram a santidade D. Bosco, Miguel Rua, Domingos Sávio, Mãe Margarida… Tudo vivido, rezado, discernido e partilhado à luz daquilo que Deus e a missão salesiana esperam de nós e da responsabilidade de animação e governo que nos está confiada. Resta-nos desejar que o Espírito do Senhor nos conduza e inspire para que dos frutos destes dias de graça toda a Província possa beneficiar.

Artigos Relacionados