Évora recebe os Jogos Nacionais Salesianos

Começa hoje a 27.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Os Salesianos de Évora recebem por estes dias as equipas das várias presenças salesianas do país, num total de 760 atletas e 80 dirigentes. Os alunos vão competir nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol e Ténis de Mesa.

De 28 de abril a 1 de maio, a cidade de Évora recebe a 27.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Depois de três anos de interregno, devido à pandemia de COVID-19, 760 atletas, apoiados por 80 elementos das equipas técnicas, vão competir nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol e Ténis de Mesa, na edição de 2023 dos Jogos Nacionais Salesianos.

Com o lema “Dá o melhor de ti”, o evento organizado pela Fundação Salesianos e pelos Salesianos de Évora tem como objetivo promover valores como trabalho em equipa, o respeito, a solidariedade e o espírito desportivo entre jovens de diferentes escolas e centros juvenis dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora de todo o país. 

A organização da competição envolve ainda 150 voluntários, entre alunos, pais, encarregados de educação e familiares, e cerca de 100 funcionários e professores da escola.

Para o diretor dos Salesianos de Évora, Pe. Sebastião Coelho, a realização desta edição na cidade de Évora é motivo de grande alegria. “Este é um belo acontecimento de convívio, de desporto e de vivência de valores. É também um momento de família que congrega as várias casas dos Salesianos e das Irmãs Salesianas. E é sempre muito positivo porque faz com que os alunos ao longo do ano, até chegar este momento, se vão preparando com a expetativa de participar nos Jogos Nacionais”.

O Pe. Sebastião Coelho espera que esta edição dos Jogos Nacionais Salesianos tenha muito sucesso e faz votos de que cada um dê o melhor de si. “Não se trata de ser o melhor, mas de dar o melhor de si, à equipa, ao evento, às comitivas”, explica.

Leia também  Visita extraordinária a Évora: viver o “Da Mihi animas coetera tolle”

Hoje, 28 de abril, pelas 21 horas, a Arena Desportiva de Évora recebe a cerimónia de abertura. A festa vai ter transmissão online a partir das 19h30 no canal do Youtube dos Salesianos e contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; do Vice-Provincial dos Salesianos, Pe. João Chaves; do diretor dos Salesianos de Évora, Pe. Sebastião Coelho; e do diretor do Artisport dos Salesianos de Évora, Jorge Malarranha.

Depois do juramento dos atletas e dos árbitros, o palco do espaço multiusos será entregue aos alunos da escola anfitriã para o espetáculo de abertura com a apresentação de várias coreografias.

As competições decorrem nos dias 29 e 30 de abril a partir das 9 horas. Paralelamente, a organização tem previsto um programa cultural com um passeio no final do dia de sábado, visita a alguns monumentos da cidade de Évora e várias atividades de animação nas instalações dos Salesianos de Évora, no final das provas de domingo.

Na segunda-feira, pelas 10 horas, terá lugar a cerimónia de encerramento com a Eucaristia e a entrega de prémios. Como é hábito, no final, será anunciado o anfitrião da próxima edição dos Jogos Nacionais Salesianos.

Sobre os Jogos Nacionais Salesianos

A primeira edição dos Jogos Salesianos teve lugar em Turim, na Itália, em 1914, integrada nas comemorações do 50.º aniversário da fundação da congregação. O evento foi um sucesso e, desde então, os Jogos Salesianos passaram a ser realizados, regularmente, em diversos países, com o objetivo de promover a integração dos jovens salesianos de diferentes regiões, incentivar a prática desportiva e fomentar valores como a amizade, a solidariedade e a fraternidade.

Em Portugal, a primeira edição dos Jogos Nacionais Salesianos decorreu em 1992, em Mogofores. O evento reúne atletas e comunidades educativo-pastorais dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora num encontro de família, de celebração e de festa, segundo um estilo próprio de educar e de evangelizar: o estilo Salesiano. Os Jogos Nacionais Salesianos contam já com 27 edições em Portugal.

Leia também  Dois anos com o Papa Francisco, o "Papa da Misericórdia"

Transmissão online no Youtube dos Salesianos

Artigos Relacionados