Escola de Delegados de Pastoral Juvenil

Duas semanas de intensa experiência carismática e familiar foi o contexto da Escola de Formação de Delegados de Pastoral Juvenil que se realizou em Turim. Poderia dizer que foi uma autêntica “viagem de sonho” dos Becchi a Valdocco.

Entre os dias 5 e 17 de maio, ao participar nesta escola, pude testemunhar a riqueza da Congregação e toda a sua grandeza ao serviço aos jovens. Encontrámo-nos 35 delegados de Pastoral, desde a Colômbia a Papua Nova Guiné, passando por Angola, Índia, Eslovénia, Síria, para usufruirmos de um itinerário temático que incidiu profundamente na identidade do SDB e na missão que temos entre mãos em favor dos jovens e das comunidades.

Sinto-me verdadeiramente privilegiado por ter vivido duas semanas que reforçaram áreas fundamentais das nossas vidas, quer em termos da opção de consagração e doação da vida, quer nas referências salesianas que nos orientam na animação e governo das Províncias e plasmadas no Quadro de Referência de Pastoral Juvenil.

A riqueza da partilha entre os vários salesianos presentes e o ambiente de fraternidade foram outras duas características essenciais da escola de formação, que nos permitiu experienciar a paternidade e visão do nosso Pai D. Bosco.

Toda a dinâmica desta segunda experiência de formação de delegados na Congregação foi preparada pelo Dicastério da Pastoral Juvenil, encabeçado pela pessoa do Pe. Fábio Attard, a quem agradecemos.

E, por fim, mas não menos relevante, o facto de nos sentirmos agraciados por tão intensa espiritualidade salesiana que se respirou nos “lugares santos salesianos”, revigorou-nos nas raízes mais impactantes do alento do Espírito Santo na pessoa e na vida do nosso querido Pai D. Bosco. Também a presença da Mãe Imaculada e Auxiliadora, aquela a quem D. Bosco nos ensinou a rezar e a confiar, foi marca e foco constante ao longo desta experiência de filiação e de “escola mariana”.

Artigos Relacionados