Dom Bosco e a música

Dom Bosco adorava música. Tocava violino, órgão e piano. Para ele, a música e o canto eram uma óptima forma de comunicar com os jovens.

Um ano, ao aproximar-se o Natal, preparou um louvor ao Menino Jesus. Letra e música foram escritas no coro da Igreja de São Francisco de Assis. Foi cantado pela primeira vez em 1842 na igreja dos Dominicanos e, depois, na Consolata, com Dom Bosco a dirigir uma pequena orquestra, acompanhando-a ao órgão.

São João Bosco inspirava-se no quotidiano para escrever as melodias. Nas Memórias Biográficas há vários registos disso. Um certo dia, ouviu alguns operários a cantar nos andaimes de uma construção e teve a inspiração para escrever alguns versos. Compôs a música e pediu ao famoso escritor Sílvio Péllico que escrevesse alguns versos para o Anjo da Guarda: nasceu assim o popularíssimo «Angioletto del mio Dio», que se difundiu por toda a Itália, e o mundo.

Numa outra ocasião, Dom Bosco cruzou-se com alguns jovens que estavam a cantar e a tocar. Atraído pela harmonia, Dom Bosco parou e tomou nota da melodia: nasceu assim «Noi siam figli di Maria».

Artigos Relacionados