Diretores e editores do Boletim Salesiano reuniram-se em Roma para pensar o futuro

Decorreu, de 26 a 29 de maio, o encontro mundial do Boletim Salesiano que juntou cerca de 50 diretores e editores de todo o mundo, sob o tema “Comunicar para envolver na missão, entre a imprensa e cultura digital”.

“As pessoas serão sempre a comunicação. Os meios são isso mesmo: meios”, referiu o Pe. Filiberto González, conselheiro geral para a Comunicação Social, no final do encontro que juntou, mais uma vez, em Roma, os diretores e editores do Boletim Salesiano (BS) de todo o mundo.

O Pe. Ángel Fernandez Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, presidiu à Eucaristia de abertura do encontro, onde recordou aos participantes a natureza carismática do BS – cujo fundador foi o próprio Dom Bosco – que nasceu para comunicar o bem que se fazia.

Os quatro dias do encontro tiveram uma forte componente formativa, com a presença de oradores de vários países. Francesco Motto, SDB, Nataša Govekar, Nicola Zamperini, Sandro Cristaldi, José Luis Muñoz, SDB, José Beltrán e Esteban Lourenço foram os oradores convidados a partilhar a sua visão da transformação digital da imprensa e da comunicação social em geral.

Além das intervenções dos oradores, foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas pelos Boletins Salesianos da Argentina, da Etiópia, da França e de Portugal. No caso de Portugal, foi apresentada a remodelação gráfica do BS, bem como a utilização, cada vez mais frequente, da Ilustração como elemento figurativo e, até, comunicativo. Ao nível dos conteúdos, foram apresentados os temas anuais que têm orientado a linha editorial do Boletim, as suas respetivas rubricas, e também a recente utilização do vídeo na criação e publicação de entrevistas/reportagens para as plataformas digitais dos Salesianos em Portugal, como complemento à edição impressa do BS.

Leia também  Reitor-Mor faz a sua primeira visita internacional em Portugal

Na sua intervenção final, o Pe. Filiberto González recordou que o Reitor-Mor encarregou a todos da missão de atualizar, com criatividade e profissionalismo, o Boletim Salesiano, a revista institucional da Congregação, enquadrada no Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS). O desenvolvimento da tecnologia e das plataformas de comunicação, disse ainda, obrigam o BS a evoluir, dedicando menos espaço à informação quotidiana, cujo lugar é hoje nas plataformas digitais, e abrindo espaço à análise e à formação, com uma linguagem acessível, e de acordo com um ponto de vista salesiano.

O encontro terminou no dia 29, com a Eucaristia presidida por D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, seguida da participação na Audiência Geral de quarta-feira com o Papa Francisco, que tirou inclusivamente uma foto com o grupo.

Publicado no Boletim Salesiano nº 575 de Julho/Agosto de 2019

Fotografias: ANS/Serviço Fotográfico – Vatican Media

Artigos Relacionados