Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana: o empenho em colaborar no projeto de salvação dos jovens

Começou ontem à tarde, dia 19 de março, o Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana, com seus cerca de 300 participantes vindos de todo o mundo

O congresso pretende ser “uma ocasião importante para agradecer ao Pai pela paixão educativa e a doação total de tantos que dedicam sua vida aos Jovens mais necessitados” – como disse na sua saudação inicial o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

Nas suas primeiras palavras o Reitor-Mor destacou a importância do encontro para uma Família que se liga a um grande Educador, Dom Bosco, com a necessidade de se encontrar, refletir, avaliar e aumentar o “conhecimento, a atenção, o zelo e a capacidade operativa, a fim de que possa realizar a própria missão educativa na Igreja e no Mundo de hoje”.

O Pe. Fernández Artime – além de ver nos apelos à solicitude pelos mais necessitados do Papa Francisco uma confirmação do patrimônio educativo salesiano – afirmou já ter tocado com as próprias mãos, nas suas viagens como Reitor-Mor, a realidade de tantos jovens, adolescentes e crianças, de ambos os sexos, reduzidos a ‘descarte social’ e que deparam nos educadores salesianos uma possibilidade de resgate e de realização da própria missão de vida.

O Reitor-Mor convidou igualmente a viver o Congresso como ocasião para pesquisar a “excelência no nosso trabalho de educadoras e educadores, excelência que está distante de qualquer conotação de busca das elites” ou das “tentações de acomodar-se nas metas já alcançadas”, mas que, antes, aspira promover a renovação, voltada a dar sempre o melhor pela educação-evangelização dos jovens. E por isso, além de pedir a bênção de Dom Bosco e de Maria Auxiliadora, o Pe. Artime exortou a buscar, integrando-os, “sapiência educativa” e “caridade pastoral”.

Concluída a introdução do Reitor-Mor, os trabalhos prosseguiram com as intervenções de Stanislaus Swamikannu SDB e Paola Bignardi, sobre a “Situação social atual e os desafios educativos” e as do Pe. Juan Carlos Quirarte SDB e Clara Giaccardi, sobre o tema da “Situação juvenil e suas necessidades educativas”.

Leia também  Dá-te sempre sem esperar algo em troca!

Hoje pela manhã, na UPS, as atividades foram retomadas com uma análise da contribuição contemporânea do Sistema Preventivo, aos cuidados dos Salesianos Pe. Jean-Marie Petitclerc e Pe. Miguel Ángel García Morcuende, acompanhados depois pelas palestras da Ir. Mara Borsi FMA e do Pe. Michal Vojtas SDB.

Os trabalhos de hoje à tarde, focados na apresentação de várias boas práticas, desenvolvidas por educadores salesianos no seu trabalho com jovens em estado de vulnerabilidade, poderão ser acompanhados ao vivo via streaming.

Artigos Relacionados