Confronto MJS 2017: Jovens de 25 países visitam Turim

Recarregar-se do espírito de Dom Bosco para em seguida transmiti-lo aos seus contemporâneos: foi o que fizeram nestes dias de verão cerca de 250 Jovens Animadores do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) da Europa e do Oriente Médio, no âmbito do evento do “Confronto MJS 2017”, que decorreu em Turim, Itália, de 11 a 16 de agosto.

Reunidos sob o tema “Agents of Don Bosco’s Vision, Passion, Mission” (“Protagonistas da visão, paixão e missão de Dom Bosco”), os 250 participantes, vindos de 25 países, aprofundaram a espiritualidade juvenil salesiana, com peregrinações aos lugares salesianos e orientados pelas intervenções do Pe. Fabio Attard e da Ir. Runita Borja, Conselheiros Gerais de Pastoral Juvenil dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.

O Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, acompanhou os jovens a partir do dia 13, quando se iniciou a visita aos Lugares de Dom Bosco em Turim. A ele juntou-se no dia seguinte a Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das FMA, que acompanhou a visita aos lugares de Santa Maria Mazzarello, fundadora das FMA.

No último dia do Confronto, dia 16 de agosto, aniversário do nascimento de São João Bosco, a Equipa de Coordenação do MJS Europeu elaborou um documento que sintetiza o empenho para o futuro próximo dos Jovens Animadores Salesianos. “A partir deste Confronto, sentimo-nos enviados a ser protagonistas da visão, da paixão e da missão de Dom Bosco, vivendo o nosso projeto de vida no mundo de hoje. Empenhados em aproximarmo-nos dos outros jovens, sobretudo dos mais necessitados. Não temos medo porque Deus está sempre connosco! A nossa viagem começa exatamente agora!”

O “Confronto MJS 2017” terminou com a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor na Basílica do Colle Don Bosco e com a reposição da Relíquia Insigne de Dom Bosco (subtraída e redescoberta em junho passado), na presença das Autoridades civis e militares que colaboraram para a sua recuperação.

Artigos Relacionados