Centenário Pe. Paulo Albera: Congresso Internacional será transmitido ao vivo com tradução em inglês

O Instituto Histórico Salesiano e a Universidade Pontifícia Salesiana organizam o Congresso Internacional que junta historiadores salesianos em Roma no final de outubro. O congresso assinala centenário da morte do Pe. Paulo Albera e será transmitido ao vivo com tradução em inglês.

No ano que o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, dedicou ao Pe. Paulo Albera – II Sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação – pelo Centenário da sua morte (ocorrida em Turim-Valdocco no dia 29 de outubro de 1921), o Instituto Histórico Salesiano (sigla em italiano, ISS) e a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) organizam um congresso internacional para redescobrir e aprofundar a sua figura e o seu legado. O encontro vai ter lugar nos dias 30 e 31 de outubro na sede da UPS e será transmitido ao vivo com tradução em inglês.

Os trabalhos abrem ao início da tarde de sábado, dia 30 (14h00 em Roma, 13h00 em Lisboa), com a saudação do Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, a que se seguirá a intervenção do Pe. Francesco Motto, historiador salesiano, membro do ISS e coordenador do Congresso.

Os membros do ISS – Pe. Thomas Anchukandam, Diretor; Pe. Stanislav Zimniak; Pe. Francesco Motto; Irmã Grazia Loparco, das Filhas de Maria Auxiliadora, professora no Auxilium; e Ariel Fresia, sdb, – ilustrarão os diversos aspetos da vida e da obra do Pe. Paulo Albera. Analisarão os contextos em que ele viveu, o seu empenho em transmitir o carisma, o desenvolvimento da Congregação durante o seu reitorado, o relacionamento com o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o crescimento das missões na América, entre outros.

Após um aprofundamento sobre o Pe. Paulo Albera no difícil contexto da Primeira Guerra Mundial, o primeiro dia do evento terminará com um debate em assembleia e uma saudação de fecho do Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação.

Leia também  Reitor-Mor dos Salesianos em visita ao Chade, Camarões e Sudão do Sul

No segundo dia, que também iniciará às 14h (13h00 em Lisboa), outros investigadores aprofundarão outros aspetos inerentes a esta figura fundamental na história da Congregação e da Família Salesiana. O Pe. Joe Boenzi, professor da Dominican School of Philosophy & Theology, de Berkeley (Estados Unidos), falará sobre o Pe. Albera como Formador e Diretor Espiritual; o Pe. Aldo Giraudo, professor da UPS, discorrerá sobre o Manual do Diretor na época; a Ir. Eliane Petri, fma, do Auxilium, falará sobre a contribuição formativa oferecida ao Instituto FMA; o Pe. J. Pudumai Doss, docente na St. Paul’s University, de Ottawa (Canadá), apresentará o Pe. Albera e o Primeiro Código de Direito Canónico; Giovenale Dotta, CSI, apresentará o Arquivo Central Josefino, de Roma, e a imagem do Pe. Albera no Boletim Salesiano; Paolo Vaschetto, sdb, da UPS, mostrará algumas fotos do Segundo Sucessor de Dom Bosco; e, por fim, o Pe. Petr Zelinka, do Arquivo Salesiano Central, citará fontes do Pe. Albera e outras sobre ele.

Após o habitual debate, as conclusões do evento serão confiadas ao historiador Andrea Riccardi, professor emérito da Universidade Roma Tre, com a saudação final do Pe. Andrea Bozzolo, Reitor da UPS (Roma).

Para mais informações, consulte os sites da Universidade Pontifícia Salesiana e do Instituto Histórico Salesiano.

Artigos Relacionados