Recordar o Pe. Paulo Albera, Sucessor de Dom Bosco

Em 2021 assinala-se o centenário da morte do Pe. Paulo Albera, segundo sucessor de Dom Bosco, Reitor-Mor da Congregação entre 1910 e 1921.

Para recordar a sua vida e a sua obra, a Congregação Salesiana prepara um ano especial, que terá início na edição de 2021 das Jornadas da Espiritualidade da Família Salesiana, nos próximos dias 15 a 17 de janeiro, e terminará na edição de 2022, de 13 a 16 de janeiro.

No final deste ano vai ter lugar em Valdocco, Turim, um congresso dedicado ao Pe. Albera. A organização está a cargo do Instituto Histórico Salesiano (ISS) de Roma.

Paulo Albera (1844 – 1921) dirigiu a Congregação nos difíceis anos da Primeira Guerra Mundial, quando foi necessário organizar nas várias nações beligerantes vastas obras de caridade e assistência. Durante o seu reitorado de 11 anos, dedicou-se particularmente à formação espiritual dos membros da Sociedade Salesiana, publicando “Práticas de piedade em uso nas Casas Salesianas” em 1916. Reuniu Congressos de Antigos Alunos e Cooperadores com o objetivo de estreitar os laços de cooperação e de fraternidade, fazendo frutificar a educação recebida e difundindo o espírito cristão na família, na sociedade e sobretudo entre os jovens. Procurou também promover iniciativas privadas e públicas destinadas a apoiar várias obras de assistência religiosa e social criadas em nome de Dom Bosco.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 584 de Janeiro/Fevereiro de 2021

Artigos Relacionados