Catedral de Bragança inaugurou Órgão Sinfónico

A Catedral da Diocese de Bragança-Miranda inaugurou um grande órgão sinfónico composto por 3.117 tubos, 64 registos sonoros e 100 comandos distribuídos numa consola de quatro teclados e pedaleira.

Construído em Itália, pela Casa Organaria Zanin Organi sas di Zanin Francesco e C., de Codroipo, o novo órgão sinfónico resulta de um projeto cofinanciado com fundos europeus, numa articulação da Direção Regional da Cultura do Norte, do Município de Bragança e da Diocese de Bragança-Miranda.

A construção do órgão sinfónico teve início no primeiro semestre de 2018 e os trabalhos de montagem e de afinação, no Coro Alto da Catedral, começaram no início de setembro de 2021.

No dia 19 de dezembro foi celebrada uma Eucaristia Solene, presidida por D. José Cordeiro, novo Arcebispo de Braga e Bispo de Bragança-Miranda entre 2011 e 2021, durante a qual foi benzido o novo órgão.

No mesmo dia teve lugar o concerto inaugural com o organista titular, o italiano Giampaolo Di Rosa. Natural de Itália, Giampaolo Di Rosa é organista titular de Santo António dos Portugueses, em Roma, das Catedrais de Vila Real e de Bragança, tendo orientado os projetos fónicos dos seus órgãos sinfónicos e, também, do órgão histórico de Santo Ildefonso no Porto.

As catedrais de Vila Real e Bragança são as únicas em território nacional onde se podem encontrar órgãos sinfónicos.
Para este projeto, foram analisados os aspetos e pormenores mais complexos, tendo por finalidade a otimização dos sons e das cores na catedral. Integrado na acústica do espaço, este órgão contemporâneo possui natureza sinfónica, ou seja, para além da liturgia, possui capacidades para qualquer reportório de diferentes épocas históricas.

As autoridades civis e religiosas esperam que no futuro a Catedral de Bragança venha a acolher concertos promovidos por entidades civis, religiosas, académicas e sociais.

Leia também  Santo Artémides Zatti: “Uma grande família reunida à volta do Papa Francisco para agradecer a Deus o dom da santidade”

Fonte: Diocese Bragança-Miranda
Fotografia: Câmara Municipal de Bragança

Artigos Relacionados