Este terceiro mandamento foi adaptado para “santificar os domingos e festas de guarda” e isto tem um significado muito belo: santificar o domingo significa trazer para esta vida terrena um vislumbre da infinita e ilimitada festa do Paraíso que a Ressurreição de Jesus inaugurou.
Cada domingo nos lembra que fomos feitos para a festa e que nos espera um eterno Domingo, onde participaremos na alegria perfeita de Deus. Viver o terceiro mandamento significa semear a festa do Céu nos dias desta vida passageira.
Infelizmente, há muito tempo que este mandamento se transformou simplesmente na obrigação de “ir à missa” quando, na verdade, a participação na Eucaristia de domingo é somente uma das dimensões da santificação do dia. Deus quer que lhe ofereçamos este dia – eis o significado de santificar – não somente com a Eucaristia, mas com a entrega do tempo: na contemplação da natureza, no tempo passado em família e em atividades positivas. O Papa Francisco ensinou-nos isto deixando-nos um desafio muito belo: “Deixemos que a alegria do Domingo se irradie nos pensamentos, nos olhares, nas atitudes e nas palavras. Oxalá fôssemos tão luminosos como este dia!” (21.04.2014).
Precisamos assim de redescobrir o dia do Senhor como antecipação e sinal do domingo sem ocaso, como dia de Deus, da família, da comunidade, da gratuidade. Somente assim também a Eucaristia dominical será verdadeiramente significativa na nossa vida. De facto, o dia do Senhor é o senhor dos dias e todos os dias são mais belos graças a Ele! ·
Fotografia: Inês Castellano/Unsplash
Publicado no Boletim Salesiano n.º 609 de maio/junho de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.