Caminhada sinodal é o tema dos retiros quaresmais da Família Salesiana

“Em caminhada sinodal, vivamos hoje o amor misericordioso de Jesus” é o tema dos retiros de preparação da Páscoa deste ano.

Depois de dois anos de interregno na realização presencial dos retiros quaresmais, a Família Salesiana volta a realizar os encontros de preparação da Páscoa. Nos últimos dois fins de semana, as presenças salesianas do Estoril, Lisboa, Évora, Mirandela e Porto acolheram os encontros.

Retiro da Família Salesiana em Lisboa. Em cima, o retiro no Estoril
Évora

No fim de semana de 12 e 13 de março, realizaram-se os primeiros retiros quaresmais da Família Salesiana e amigos de Dom Bosco. As casas salesianas de Lisboa e Estoril, no dia 12 de março, e Évora, a 13 de março, acolheram mais de 200 participantes.

Em Lisboa o encontro foi conduzido pelo Pe. João Chaves e pelo Pe. Luís Almeida, párocos in solidum das paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e do Santo Condestável, no Estoril foi o Pe. Artur Pereira, diretor dos Salesianos do Estoril, quem orientou os trabalhos, e em Évora o Pe. Sebastião Coelho.

As casas salesianas de Mirandela e do Porto receberam no último fim de semana, dias 19 e 20 de março, os encontros para a Família Salesiana com cerca de 80 participantes, nos dois retiros. Em Mirandela e no Porto, orientou os retiros o Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira.

Porto

O programa geral do encontro foi composto, durante a manhã, por uma oração de acolhimento e pela apresentação da temática do retiro: “Em caminhada sinodal, vivamos hoje o amor misericordioso de Jesus”. A partir do tema, foram exploradas três reflexões: Viver o amor misericordioso de Deus na linha do Lema do Reitor-Mor; Tomar consciência de que a vida da Família Salesiana só tem sentido vivendo-a em unidade; Ajudar a criar consciência de que somos Igreja que quer caminhar em sinodalidade. Durante a tarde os grupos optaram por realizar a Via Sacra ou Adoração do Santíssimo. No final do dia e após a celebração penitencial teve lugar a Eucaristia final que fechou o dia de renovação pessoal e comunitária com chave de ouro.

Artigos Relacionados