As sementes das Hortas SolSal

Foi em 2012 que, no âmbito de um protocolo com a Junta de Freguesia de Campolide, o SolSal Lisboa deu início ao Projeto “Hortas SolSal”

Este é um projeto que tem tanto de simplicidade, quanto de felicidade!  

simplicidade está inerente ao modo muito descomplicado com que tudo funciona: algumas famílias acompanhadas pelo serviço têm, nas Hortas SolSal, um talhão próprio onde, de forma autónoma, fazem os seus cultivos. Em conjunto, partilham alguns instrumentos de cultivo e o espaço onde são guardados.

Ao longo do ano, há duas importantes sementeiras. Uma delas acontece em agosto e setembro. Nesta altura, os talhões enchem-se com dezenas de variedades de couves para o Natal! A outra começa a acontecer quando começa a Primavera, que tudo transforma! Semeiam-se batatas e feijões, plantam-se alfaces, tomates, pimentos e morangueiros… entre tantos outros produtos! 

Já a felicidade nasce das sementes invisíveis que este projeto também proporciona. A partilha, a entreajuda e a aprendizagem mútua que surgem entre as famílias; a responsabilidade de cuidar; o entusiasmo de ver nascer; a alegria do contacto com a natureza; o vigor de um estilo de vida saudável; e o amor de quem se dedica e vê-lo “flo(c)rescer”. 

Artigos Relacionados