Artémides Zatti: programa da canonização anunciado

Reitor-Mor vai presidir a Eucaristia no Vaticano na véspera. Programa da canonização anunciado.

Depois do anúncio da data da canonização, feito no final do Consistório que teve lugar no dia 27 de agosto, o Dicastério para a Comunicação Social comunicou que na véspera, dia 8 de outubro, haverá uma Eucaristia com os Salesianos no Vaticano e uma audiência com o Papa Francisco na Sala Paulo VI.

Programa da canonização anunciado inclui na véspera, na manhã de sábado, 8 de outubro, às 10 horas em Roma (9 horas em Lisboa), na Sala Paulo VI, no Vaticano, será celebrada a Missa, presidida pelo Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime.

Às 12 horas, o Papa Francisco recebe os Salesianos numa audiência especial, em que também participam os membros da Família Salesiana presentes em Roma para a canonização de Artémides Zatti.

Depois da Eucaristia está previsto um momento de partilha de testemunhos sobre a figura do futuro santo.

Artémides Zatti (1880-1951) foi um salesiano e enfermeiro que durante quarenta anos dedicou a sua vida ao cuidado dos pobres e doentes da cidade de Viedma, na província argentina de Rio Negro. Aí dirigiu um dos primeiros hospitais da Patagónia, que tem hoje o seu nome. Foi beatificado em 2002 por S. João Paulo II.

A devoção do Papa Francisco ao salesiano coadjutor foi abordada no livro “Francisco e Dom Bosco” do salesiano Alejandro León, obra que reúne escritos de Jorge Bergoglio sobre a sua experiência
pessoal salesiana na Argentina.

Quando foi anunciada pelo Vaticano a canonização, o Reitor-Mor dos Salesianos escreveu: “o nosso caríssimo «São» Zatti é uma figura belíssima, a manifestação da santidade vivida no dia a dia, na simplicidade, no serviço humilde e jovial, em particular aos doentes. Encarnou o coração de Dom Bosco e a riqueza do carisma salesiano. Nele brilha o aspeto mais humano e carinhoso da Família Salesiana”.

Artigos Relacionados